Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34251
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Tradução, socioliguística e ensino de línguas |
Autor(es): | Pontes, Valdecy de Oliveira |
Palavras-chave: | Tradução;Ausência de tradução;Técnicas de ensino |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | UERN |
Citação: | Pontes, V. O. (2014) |
Resumo: | Por muitas décadas, a ausência da tradução nos materiais didáticos, por recomendações oficiais e, em geral, na formação de professores de línguas estrangeiras, durante tantos anos foi, provavelmente, um dos "pactos de silêncio" mais observados da profissão, que contrasta com a realidade de seu uso na prática docente, facilmente observável tanto nas atividades de aulas quanto em provas de avaliação. Guy Cook (1997) afirma, explicitamente, que a abordagem de gramática e tradução, ainda, é utilizada amplamente nas aulas de língua estrangeira de todo o mundo, já que é apropriado para grupos numerosos. Segundo o autor, devido à falta de pesquisas que confirmem isso, poderíamos deduzir que o enfoque comunicativo nunca foi aplicado de forma completa nas aulas de muitos países, uma vez que sempre esteve combinado com métodos ou técnicas tradicionais.[...] |
Descrição: | PONTES, Valdecy de Oliveira. Tradução, socioliguística e ensino de línguas. In: CARVALHO, Tatiana Lourenço de; PONTES, Valdecy de Oliveira. (orgs). Tradução e ensino de línguas: desafios e perspectivas. Mossoró: UERN, 2014. p. 16-27. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34251 |
ISBN: | 978-85-7621-085-6 |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_vopontes.pdf | 320,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.