Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33662
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Teorias de enfermagem na formação e na prática profissional: percepção de pós-graduandos de enfermagem |
Título en inglés: | Nursing theories in professional training and practice: perception of postgraduate nursing students |
Autor : | Merino, Maria de Fátima Garcia Lopes Silva, Paloma Luana de Azevedo Ramos da Carvalho, Maria Dalva de Barros de Pelloso, Sandra Marisa Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi Higarashi, Ieda Harumi |
Palabras clave : | Educação Superior;Educação de Pós-Graduação em Enfermagem;Teoria de Enfermagem |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Rev Rene |
Citación : | MERINO, M. F. G. L. et al. Teorias de enfermagem na formação e na prática profissional: percepção de pós-graduandos de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3363, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: analisar a percepção de pós-graduandos acerca das teorias de enfermagem na formação e na prática profissional. Métodos: pesquisa qualitativa, com 22 alunos matriculados na disciplina Fundamentos Teóricos do Cuidado em Enfermagem de um curso de pós-graduação em enfermagem. Resultados: evidenciaram-se a carência do ensino das teorias de enfermagem na graduação e a necessidade de inserção deste objeto de estudo nos currículos dos cursos, uma vez que elas sustentam e norteiam as ações do enfermeiro, respaldando a relação entre teoria e prática. As teorias conferiram pensamento científico e agregaram valor ao fazer profissional, assegurando qualidade e reconhecimento à profissão. Conclusão: o contato com as teorias na graduação é limitado, e a retomada da temática na pós-graduação é apontada como oportuna. Na percepção dos pós-graduandos, o conhecimento das teorias de enfermagem permite ao profissional extrair sua essência, fortalecer cientificamente sua prática e, assim, reconhecê-las como norteadoras do trabalho. |
Abstract: | Objective: to analyze the perception of postgraduate students about nursing theories in professional training and practice. Methods: it was a qualitative research with 22 students enrolled in the Theoretical Foundations of Nursing Care class of a postgraduate nursing course. Results: the lack of teaching of nursing theories at the undergraduate level and the need to insert this object of study in the curricula of the courses were verified, since they support and guide nurses’ actions, corroborating the relationship between theory and practice. The theories conferred scientific thinking and added value to professional performance, ensuring quality and recognition to the profession. Conclusion: the contact with the theories in undergraduate studies is limited and resuming the thematic in postgraduation is indicated as opportune. In the perception of the postgraduate students, the knowledge on nursing theories allows professionals to extract their essence, scientifically strengthen their practice and, thus, recognize them as work guidelines. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33662 |
ISSN : | 2175-6783 (On line) |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_mfglmerino.pdf | 233,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.