Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMerino, Maria de Fátima Garcia Lopes-
dc.contributor.authorSilva, Paloma Luana de Azevedo Ramos da-
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Dalva de Barros de-
dc.contributor.authorPelloso, Sandra Marisa-
dc.contributor.authorBaldissera, Vanessa Denardi Antoniassi-
dc.contributor.authorHigarashi, Ieda Harumi-
dc.date.accessioned2018-07-10T13:24:26Z-
dc.date.available2018-07-10T13:24:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMERINO, M. F. G. L. et al. Teorias de enfermagem na formação e na prática profissional: percepção de pós-graduandos de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3363, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33662-
dc.description.abstractObjective: to analyze the perception of postgraduate students about nursing theories in professional training and practice. Methods: it was a qualitative research with 22 students enrolled in the Theoretical Foundations of Nursing Care class of a postgraduate nursing course. Results: the lack of teaching of nursing theories at the undergraduate level and the need to insert this object of study in the curricula of the courses were verified, since they support and guide nurses’ actions, corroborating the relationship between theory and practice. The theories conferred scientific thinking and added value to professional performance, ensuring quality and recognition to the profession. Conclusion: the contact with the theories in undergraduate studies is limited and resuming the thematic in postgraduation is indicated as opportune. In the perception of the postgraduate students, the knowledge on nursing theories allows professionals to extract their essence, scientifically strengthen their practice and, thus, recognize them as work guidelines.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEducação de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.subjectTeoria de Enfermagempt_BR
dc.titleTeorias de enfermagem na formação e na prática profissional: percepção de pós-graduandos de enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: analisar a percepção de pós-graduandos acerca das teorias de enfermagem na formação e na prática profissional. Métodos: pesquisa qualitativa, com 22 alunos matriculados na disciplina Fundamentos Teóricos do Cuidado em Enfermagem de um curso de pós-graduação em enfermagem. Resultados: evidenciaram-se a carência do ensino das teorias de enfermagem na graduação e a necessidade de inserção deste objeto de estudo nos currículos dos cursos, uma vez que elas sustentam e norteiam as ações do enfermeiro, respaldando a relação entre teoria e prática. As teorias conferiram pensamento científico e agregaram valor ao fazer profissional, assegurando qualidade e reconhecimento à profissão. Conclusão: o contato com as teorias na graduação é limitado, e a retomada da temática na pós-graduação é apontada como oportuna. Na percepção dos pós-graduandos, o conhecimento das teorias de enfermagem permite ao profissional extrair sua essência, fortalecer cientificamente sua prática e, assim, reconhecê-las como norteadoras do trabalho.pt_BR
dc.title.enNursing theories in professional training and practice: perception of postgraduate nursing studentspt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_mfglmerino.pdf233,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.