Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3323
Tipo: | Tese |
Título : | Currículo cultural, habitus e práticas docentes: uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. |
Título en inglés: | Cultural curriculum, habitus teachers and practices: an ethnography network school of Fortaleza-ce |
Autor : | Souza, Ana Carmita Bezerra de |
Tutor: | Albuquerque, Luiz Botelho |
Palabras clave : | Dissonância;Trajetórias;Prática Pedagógica;Habitus;Currículo cultural;Professores - Formação - Fortaleza(CE);Professores - Fortaleza (CE) - Atitudes;Prática de Ensino;Comunicação de massa e educação |
Fecha de publicación : | 2011 |
Citación : | SOUZA, Ana Carmita Bezerra de. Currículo cultural, habitus e práticas docentes: uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. 2011. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | O trabalho objetiva interpretar a influência do “currículo cultural” (conteúdos da mídia) e do habitus dos professores sobre suas práticas pedagógicas; descrever aquelas práticas e habitus; e significar as influências encontradas. Como metodologia, utiliza a etnografia escolar e a história de vida temática, pautada pela praxiologia de Pierre Bourdieu. As informações foram coletadas através de questionários, observações em escolas e entrevistas com seis docentes. Habitus, currículo cultural, campos, capitais, poder simbólico, dissonância, trajetórias e polifonia são categorias que, visualizadas na empiria, iluminaram esta pesquisa. A tese aqui defendida é de que o currículo cultural influencia as práticas docentes, refratado pelo habitus constituído nos campos: escolar, religioso, familiar e acadêmico. O currículo cultural que os professores selecionam para suas práticas pedagógicas e as intencionalidades que acompanham a sua utilização articulam-se com suas preferências culturais e com aspectos da formação familiar, escolar, extraescolar, profissional e religiosa. Os conteúdos mais frequentes são músicas de artistas consagrados pela mídia comercial e filmes da Walt Disney. Amor romântico, movimentos coreográficos sensuais, paz, comportamento infantil, literatura brasileira, histórias bíblicas e Natal estão entre as temáticas daqueles conteúdos. Entre as intencionalidades pedagógicas estão: letramento, catequese, fruição, dança, considerações ético-morais, literatura brasileira, ensaios e encenações e entretenimento, sendo que esta última se sobressai. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3323 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Tese_ACBSouza.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.