Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho-
dc.contributor.authorSouza, Ana Carmita Bezerra de-
dc.date.accessioned2012-07-18T16:52:06Z-
dc.date.available2012-07-18T16:52:06Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Carmita Bezerra de. Currículo cultural, habitus e práticas docentes: uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. 2011. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3323-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDissonânciapt_BR
dc.subjectTrajetóriaspt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectCurrículo culturalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores - Fortaleza (CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectComunicação de massa e educaçãopt_BR
dc.titleCurrículo cultural, habitus e práticas docentes: uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho objetiva interpretar a influência do “currículo cultural” (conteúdos da mídia) e do habitus dos professores sobre suas práticas pedagógicas; descrever aquelas práticas e habitus; e significar as influências encontradas. Como metodologia, utiliza a etnografia escolar e a história de vida temática, pautada pela praxiologia de Pierre Bourdieu. As informações foram coletadas através de questionários, observações em escolas e entrevistas com seis docentes. Habitus, currículo cultural, campos, capitais, poder simbólico, dissonância, trajetórias e polifonia são categorias que, visualizadas na empiria, iluminaram esta pesquisa. A tese aqui defendida é de que o currículo cultural influencia as práticas docentes, refratado pelo habitus constituído nos campos: escolar, religioso, familiar e acadêmico. O currículo cultural que os professores selecionam para suas práticas pedagógicas e as intencionalidades que acompanham a sua utilização articulam-se com suas preferências culturais e com aspectos da formação familiar, escolar, extraescolar, profissional e religiosa. Os conteúdos mais frequentes são músicas de artistas consagrados pela mídia comercial e filmes da Walt Disney. Amor romântico, movimentos coreográficos sensuais, paz, comportamento infantil, literatura brasileira, histórias bíblicas e Natal estão entre as temáticas daqueles conteúdos. Entre as intencionalidades pedagógicas estão: letramento, catequese, fruição, dança, considerações ético-morais, literatura brasileira, ensaios e encenações e entretenimento, sendo que esta última se sobressai.pt_BR
dc.title.enCultural curriculum, habitus teachers and practices: an ethnography network school of Fortaleza-cept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Tese_ACBSouza.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.