Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Luiz Botelho | - |
dc.contributor.author | Souza, Ana Carmita Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-18T16:52:06Z | - |
dc.date.available | 2012-07-18T16:52:06Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ana Carmita Bezerra de. Currículo cultural, habitus e práticas docentes: uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. 2011. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3323 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dissonância | pt_BR |
dc.subject | Trajetórias | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Habitus | pt_BR |
dc.subject | Currículo cultural | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Fortaleza (CE) - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Comunicação de massa e educação | pt_BR |
dc.title | Currículo cultural, habitus e práticas docentes: uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho objetiva interpretar a influência do “currículo cultural” (conteúdos da mídia) e do habitus dos professores sobre suas práticas pedagógicas; descrever aquelas práticas e habitus; e significar as influências encontradas. Como metodologia, utiliza a etnografia escolar e a história de vida temática, pautada pela praxiologia de Pierre Bourdieu. As informações foram coletadas através de questionários, observações em escolas e entrevistas com seis docentes. Habitus, currículo cultural, campos, capitais, poder simbólico, dissonância, trajetórias e polifonia são categorias que, visualizadas na empiria, iluminaram esta pesquisa. A tese aqui defendida é de que o currículo cultural influencia as práticas docentes, refratado pelo habitus constituído nos campos: escolar, religioso, familiar e acadêmico. O currículo cultural que os professores selecionam para suas práticas pedagógicas e as intencionalidades que acompanham a sua utilização articulam-se com suas preferências culturais e com aspectos da formação familiar, escolar, extraescolar, profissional e religiosa. Os conteúdos mais frequentes são músicas de artistas consagrados pela mídia comercial e filmes da Walt Disney. Amor romântico, movimentos coreográficos sensuais, paz, comportamento infantil, literatura brasileira, histórias bíblicas e Natal estão entre as temáticas daqueles conteúdos. Entre as intencionalidades pedagógicas estão: letramento, catequese, fruição, dança, considerações ético-morais, literatura brasileira, ensaios e encenações e entretenimento, sendo que esta última se sobressai. | pt_BR |
dc.title.en | Cultural curriculum, habitus teachers and practices: an ethnography network school of Fortaleza-ce | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Tese_ACBSouza.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.