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Tipo: Tese
Título: O estágio supervisionado e os desafios contemporâneos para a formação do assistente social no Ceará
Autor(es): Lima, Silvana Garcia de Andrade
Orientador: Furtado, Eliane Dayse Pontes
Palavras-chave: Formação profissional;Estágio curricular supervisionado;Serviço Social
Data do documento: 2018
Citação: Lima, S. G. A.; Furtado, E. D. P. (2018)
Resumo: A presente tese objetivou investigar o processo de formação do assistente social, centrado especialmente nas condições de efetivação do estágio supervisionado e suas repercussões, tendo em vista a expressiva ampliação das Instituições de Ensino Superior-IES’s pública e, principalmente, da privada presencial. Recorreu-se à pesquisa qualitativa, utilizando os instrumentos metodológicos da observação, da entrevista aberta e do grupo focal. Os interlocutores da pesquisa foram os membros do Grupo de Trabalho de Formação Profissional do Conselho Regional de Serviço Social-3ª Região (CRESS), do qual participam as Instituições de Ensino Superior (IES) presenciais do Estado do Ceará, os Assistentes Sociais Supervisores de Campo, que acompanham as atividades de estágio dos alunos (as) do curso de Serviço Social da Faculdade Terra Nordeste (FATENE) Campus Caucaia, e Supervisores de Campo, que acompanham os alunos (as) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), um membro da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS e um Representante do Conjunto CFESS/CRESS. O referencial teórico da pesquisa centrou-se na teoria crítica, base fundante do Serviço Social, e utilizou os autores Lewgoy (2010), Buriolla (2003), Iamamoto (2012), Dahmer (2013), Zabalza (2014), Pimenta (2006), dentre outros, como referência. Os resultados da pesquisa apontam para muitos desafios que supervisores e supervisionados enfrentam no cotidiano da atividade de supervisão direta. As conclusões indicam vários obstáculos a serem superados na formação do assistente social no Ceará, sobretudo, concernentes ao momento da relação Teoria e Prática sintetizada no estágio, já que ele revela-se como uma etapa do processo formativo do assistente social, em que se evidencia a extrapolação da precarização das condições de formação e de trabalho.
Abstract: This research project aims to investigate the professional training process of the social worker, focusing especially on the refutations involved during the supervised internship, as a singular moment in the training of the students of the social service course of the IES-Public Higher Education Institution And private, in view of the expansion of UFA's Academic Training Units. To achieve this goal, qualitative research will be used, using the methodological tools of observation, the open interview and the focus group. The research partners will be the members of the Vocational Training Working Group of the Regional Council of Social Services-3rd Region-CRESS, where the Higher Education Institutions - HEIs present in the State of Ceará participate, the Social Supervisors of the Field that accompany the Training activities of the students of the Social Work course of the Terra Nordeste - FATENE campus Caucaia and Field Supervisors who supervise the students of the State University of Ceará-UECE, a member of the COFI Guidance and Inspection Commission Of CRESS and a Representative of the CFESS / CRESS Group. The theoretical framework of the research focuses on critical theory, the founding base of Social Service and uses the authors Lewgoy (2010), Buriolla (2003), Iamamoto (2012), Dahmer (2013) as reference.
Descrição: LIMA, Silvana Garcia de Andrade. O estágio supervisionado e os desafios contemporâneos para a formação do assistente social no Ceará. 2018. 127f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33186
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