Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3301
Type: | Tese |
Title: | Professores-estudantes e suas trajetórias: a construção de si como sujeitos da formação |
Authors: | Santos, Elzanir |
Advisor: | Souza, Angela Terezinha de |
Keywords: | Professores;Experiência Formadora;Autoformação;Projetos;Sujeito da Formação;Étudiants-enseignants;Sujet de la formation;Auto-formation;Projets;Professores - Formação;Professores - Biografia;Biografia - Metodologia;Memória autobiográfica |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | http://www.teses.ufc.br |
Citation: | Santos, E.; Souza, A. T. (2010) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo central desta investigação foi analisar a constituição de professores-estudantes como sujeitos da sua formação, em face dos processos formativos delineados ao longo de suas vidas. Os objetivos específicos foram: identificar as experiências formadoras que marcam as trajetórias formativas de professores-estudantes, seus conteúdos e contextos formativos; descrever as relações entre autoformação, heteroformação e ecoformação, evidenciando os contextos de autoformação; mapear os projetos de professores-estudantes, explicitando como eles se implicam em tais projetos, mediante das posições existenciais que assumem. Assim, buscou-se amparo teórico na Sociologia da Ação, que tem como preocupação dar visibilidade ao ator social em detrimento das estruturas sociais. Na Formação de Adultos e na abordagem (Auto) biográfica, as quais têm como foco central o modo como os adultos aprendem e se autonomizam em face aos seus processos formativos. Os procedimentos teórico-metodológicos foram, no primeiro momento, a abordagem (auto) biográfica, desenvolvida na forma do dispositivo “ateliê (auto) biográfico”. Este se constituiu de nove encontros, junto a um grupo de quatro estudantes-professores. No segundo momento, procedeu-se à realização de entrevistas de explicitação individuais, tendo em vista a complementação de informações contidas nos textos narrativos. A pesquisa apontou que as experiências marcantes se constituem de conteúdos e em contextos diversos. Os processos de autoformação se desenvolvem ao longo de todo o processo formativo, em diferentes esferas da vida, e tornam-se mais elaborados na medida em que a vida adulta se aproxima. A elaboração e realização dos projetos ocorrem predominantemente por meio da posição existencial de “intencionalidade”, a qual traduz uma vontade insistente de confrontar-se a tudo o que dificulta a realização do projeto de si. Assim, concluiu-se que a constituição das professoras-estudantes como sujeitos da sua formação é um processo não linear que se desenvolve ao longo de toda a vida, mas que assume maior grau de complexidade na medida em que elas são capazes de tomar decisões, de formular intencionalidades explícitas, orientar e fazer intervenções em seus processos formadores. |
Description: | SANTOS, Elzanir. Professores-estudantes e suas trajetórias: a construção de si como sujeitos da formação. 2010. 203f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza – CE, 2010. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3301 |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_Tes_ESANTOS.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.