Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Angela Terezinha de-
dc.contributor.authorSantos, Elzanir-
dc.date.accessioned2012-07-17T16:45:31Z-
dc.date.available2012-07-17T16:45:31Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSantos, E.; Souza, A. T. (2010)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3301-
dc.descriptionSANTOS, Elzanir. Professores-estudantes e suas trajetórias: a construção de si como sujeitos da formação. 2010. 203f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza – CE, 2010.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectExperiência Formadorapt_BR
dc.subjectAutoformaçãopt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectSujeito da Formaçãopt_BR
dc.subjectÉtudiants-enseignantspt_BR
dc.subjectSujet de la formationpt_BR
dc.subjectAuto-formationpt_BR
dc.subjectProjetspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Biografiapt_BR
dc.subjectBiografia - Metodologiapt_BR
dc.subjectMemória autobiográficapt_BR
dc.titleProfessores-estudantes e suas trajetórias: a construção de si como sujeitos da formaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo central desta investigação foi analisar a constituição de professores-estudantes como sujeitos da sua formação, em face dos processos formativos delineados ao longo de suas vidas. Os objetivos específicos foram: identificar as experiências formadoras que marcam as trajetórias formativas de professores-estudantes, seus conteúdos e contextos formativos; descrever as relações entre autoformação, heteroformação e ecoformação, evidenciando os contextos de autoformação; mapear os projetos de professores-estudantes, explicitando como eles se implicam em tais projetos, mediante das posições existenciais que assumem. Assim, buscou-se amparo teórico na Sociologia da Ação, que tem como preocupação dar visibilidade ao ator social em detrimento das estruturas sociais. Na Formação de Adultos e na abordagem (Auto) biográfica, as quais têm como foco central o modo como os adultos aprendem e se autonomizam em face aos seus processos formativos. Os procedimentos teórico-metodológicos foram, no primeiro momento, a abordagem (auto) biográfica, desenvolvida na forma do dispositivo “ateliê (auto) biográfico”. Este se constituiu de nove encontros, junto a um grupo de quatro estudantes-professores. No segundo momento, procedeu-se à realização de entrevistas de explicitação individuais, tendo em vista a complementação de informações contidas nos textos narrativos. A pesquisa apontou que as experiências marcantes se constituem de conteúdos e em contextos diversos. Os processos de autoformação se desenvolvem ao longo de todo o processo formativo, em diferentes esferas da vida, e tornam-se mais elaborados na medida em que a vida adulta se aproxima. A elaboração e realização dos projetos ocorrem predominantemente por meio da posição existencial de “intencionalidade”, a qual traduz uma vontade insistente de confrontar-se a tudo o que dificulta a realização do projeto de si. Assim, concluiu-se que a constituição das professoras-estudantes como sujeitos da sua formação é um processo não linear que se desenvolve ao longo de toda a vida, mas que assume maior grau de complexidade na medida em que elas são capazes de tomar decisões, de formular intencionalidades explícitas, orientar e fazer intervenções em seus processos formadores.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Tes_ESANTOS.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.