Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Angela Terezinha de | - |
dc.contributor.author | Santos, Elzanir | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-17T16:45:31Z | - |
dc.date.available | 2012-07-17T16:45:31Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | Santos, E.; Souza, A. T. (2010) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3301 | - |
dc.description | SANTOS, Elzanir. Professores-estudantes e suas trajetórias: a construção de si como sujeitos da formação. 2010. 203f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza – CE, 2010. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Experiência Formadora | pt_BR |
dc.subject | Autoformação | pt_BR |
dc.subject | Projetos | pt_BR |
dc.subject | Sujeito da Formação | pt_BR |
dc.subject | Étudiants-enseignants | pt_BR |
dc.subject | Sujet de la formation | pt_BR |
dc.subject | Auto-formation | pt_BR |
dc.subject | Projets | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Biografia | pt_BR |
dc.subject | Biografia - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Memória autobiográfica | pt_BR |
dc.title | Professores-estudantes e suas trajetórias: a construção de si como sujeitos da formação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo central desta investigação foi analisar a constituição de professores-estudantes como sujeitos da sua formação, em face dos processos formativos delineados ao longo de suas vidas. Os objetivos específicos foram: identificar as experiências formadoras que marcam as trajetórias formativas de professores-estudantes, seus conteúdos e contextos formativos; descrever as relações entre autoformação, heteroformação e ecoformação, evidenciando os contextos de autoformação; mapear os projetos de professores-estudantes, explicitando como eles se implicam em tais projetos, mediante das posições existenciais que assumem. Assim, buscou-se amparo teórico na Sociologia da Ação, que tem como preocupação dar visibilidade ao ator social em detrimento das estruturas sociais. Na Formação de Adultos e na abordagem (Auto) biográfica, as quais têm como foco central o modo como os adultos aprendem e se autonomizam em face aos seus processos formativos. Os procedimentos teórico-metodológicos foram, no primeiro momento, a abordagem (auto) biográfica, desenvolvida na forma do dispositivo “ateliê (auto) biográfico”. Este se constituiu de nove encontros, junto a um grupo de quatro estudantes-professores. No segundo momento, procedeu-se à realização de entrevistas de explicitação individuais, tendo em vista a complementação de informações contidas nos textos narrativos. A pesquisa apontou que as experiências marcantes se constituem de conteúdos e em contextos diversos. Os processos de autoformação se desenvolvem ao longo de todo o processo formativo, em diferentes esferas da vida, e tornam-se mais elaborados na medida em que a vida adulta se aproxima. A elaboração e realização dos projetos ocorrem predominantemente por meio da posição existencial de “intencionalidade”, a qual traduz uma vontade insistente de confrontar-se a tudo o que dificulta a realização do projeto de si. Assim, concluiu-se que a constituição das professoras-estudantes como sujeitos da sua formação é um processo não linear que se desenvolve ao longo de toda a vida, mas que assume maior grau de complexidade na medida em que elas são capazes de tomar decisões, de formular intencionalidades explícitas, orientar e fazer intervenções em seus processos formadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_Tes_ESANTOS.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.