Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32870
Type: TCC
Title: A história em quadrinhos no ensino de Física: construção de uma sequência didática através de Paulo Freire
Authors: Sobreira, Francisco Macedo
Advisor: Lima, Kellen Cristina Vilhena
Keywords: Física - Estudo e ensino;Pedagogia de Paulo Freire;História em quadrinhos
Issue Date: 2014
Citation: SOBREIRA, F. M. A história em quadrinhos no ensino de Física: construção de uma sequência didática através de Paulo Freire. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: Introduzir novas linguagens nas aulas de Física não é uma tarefa trivial, principalmente no ensino de Ciências Naturais, pois não se trata excepcionalmente de buscar novos elementos que subsidiem o educador, mas que propicie a reconstrução do conhecimento do educando. Deste modo, o que qualifica a aula não é apenas a linguagem nela empregada, mas, também, a pedagogia utilizada pelo professor para inseri-las ao contexto em questão. Portanto, o bom recurso didático é aquele ao qual o educador tem a habilidade de manuseá-lo de modo que envolva os educandos. Neste sentido, o presente trabalho traz a elaboração de uma sequência didática apoiada na perspectiva problematizadora de Paulo Freire, utilizando-se das histórias em quadrinhos (HQ) como alternativa de linguagem para o ensino de Física, uma vez que são de fácil acessibilidade, possuem caráter lúdico e proporcionam uma diversidade de possibilidades pedagógicas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32870
Appears in Collections:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_fmsobreira.pdf26,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.