Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32870
Tipo: | TCC |
Título: | A história em quadrinhos no ensino de Física: construção de uma sequência didática através de Paulo Freire |
Autor(es): | Sobreira, Francisco Macedo |
Orientador: | Lima, Kellen Cristina Vilhena |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino;Pedagogia de Paulo Freire;História em quadrinhos |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | SOBREIRA, F. M. A história em quadrinhos no ensino de Física: construção de uma sequência didática através de Paulo Freire. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2011. |
Resumo: | Introduzir novas linguagens nas aulas de Física não é uma tarefa trivial, principalmente no ensino de Ciências Naturais, pois não se trata excepcionalmente de buscar novos elementos que subsidiem o educador, mas que propicie a reconstrução do conhecimento do educando. Deste modo, o que qualifica a aula não é apenas a linguagem nela empregada, mas, também, a pedagogia utilizada pelo professor para inseri-las ao contexto em questão. Portanto, o bom recurso didático é aquele ao qual o educador tem a habilidade de manuseá-lo de modo que envolva os educandos. Neste sentido, o presente trabalho traz a elaboração de uma sequência didática apoiada na perspectiva problematizadora de Paulo Freire, utilizando-se das histórias em quadrinhos (HQ) como alternativa de linguagem para o ensino de Física, uma vez que são de fácil acessibilidade, possuem caráter lúdico e proporcionam uma diversidade de possibilidades pedagógicas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32870 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_fmsobreira.pdf | 26,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.