Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32681
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Educação e formação humana revolucionária em Antonio Gramsci
Autor(es): Sousa, Nágela da Silva de
Mendes Segundo, Maria das Dores
Freres, Helena de Araújo
Palavras-chave: Complexo educacional;György Lukács;Concepções marxianas
Data do documento: 2015
Citação: Sousa, N. S.; Mendes Segundo, M. D.; Freres, H. A. (2015)
Resumo: De início, gostaríamos de expor que nossa leitura sobre o complexo educacional tem um cunho ontológico, por entendermos que é a partir do trabalho que o ser social se erige, fundando, nesse processo, outros complexos sociais, conforme exporemos mais à frente. Essa leitura ontológica do marxismo vem, sobretudo, de György Lukács, sendo reiterada por seus intérpretes que tomaram as concepções marxianas nessa perspectiva.[...]
Descrição: SOUSA, Nágela da Silva de; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; FRERES, Helena de Araújo. Educação e formação humana revolucionária em Antonio Gramsci. In: RABELO, Josefa Jackline (org.). Gramsci, educação e luta de classes: pressupostos para a formação humana. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015, p.49-76.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32681
ISBN: 978-85-7485-240-9
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_nssousamdmendessegundohafreres.pdf363,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.