Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32443
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Décadas do surgimento do practicum reflexivo: por teoria(s) e prática(s) articuladas na formação e na ação docentes |
Autor(es): | Feitosa, Raphael Alves Dias, Ana Maria Iorio |
Palavras-chave: | Reflexão sobre a prática;Prática;Campos de trabalho |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | Feitosa, R. A.; Dias, A. M. I. (2017) |
Resumo: | Nas últimas décadas, os temas da “reflexão sobre a prática” e do “profissional reflexivo” tem sido um dos maiores pontos de discussão sobre características e aspectos de competências/saberes em diversos campos de trabalho, por exemplo, na saúde e na educação (ERLANDSON, 2014). A profusão desses temas se liga diretamente à obra do filósofo estadunidense Donald Schön (Boston, 1930-1997). O pensador começou a formalizar suas pesqusias quando chegou em 1972 ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). Seus estudos ganham força no meio acadêmico na década de 80, quando ele integrava o Department of Urban Studies and Planning e o Architectural Design Studio, ambos no MIT. [...] |
Descrição: | FEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iorio. Décadas do surgimento do practicum reflexivo: por teoria(s) e prática(s) articuladas na formação e na ação docentes. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (orgs). 20 anos sem Donald Schon: o que aconteceu com o professor reflexivo? São Paulo: Edições Hipnose, 2017, 13-32. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32443 |
ISBN: | 978 85 922295 0 4 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_capliv_rafeitosaamidias.pdf | 197,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.