Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31686
Type: | TCC |
Title: | Física da música: a utilização da música para auxiliar no ensino de Física no nível médio |
Authors: | Melo, Santino Loruan Silvestre de |
Advisor: | Dias, Nildo Loiola |
Keywords: | Física - Estudo e ensino;Física (Ensino Médio);Instrumentos musicais;Música na educação |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | MELO, S. L. S. Física da música: a utilização da música para auxiliar no ensino de Física no Nível Médio. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho trata do emprego da música para auxiliar a aplicação de conteúdos de física no nível médio de ensino, proporcionando a professores e estudantes uma maior familiarização com os conteúdos que serão aplicados. Levando em consideração a carência que os professores de ensino médio encontram ao se deparar com os laboratórios experimentais de física, o presente trabalho vem também como uma alternativa à apresentação dos conteúdos, onde se faz extremamente necessária a utilização da experimentação, visto que esta é imprescindível para a visualização da utilidade da física. No estudo da utilização de instrumentos musicais no ensino de física para estudantes de ensino médio, discutiremos o desenvolvimento de uma aula simplificada que ajude os estudantes a absorver melhor o conteúdo aplicado e uma enquete para avaliação da aula dada. Na avaliação do método proposto, foram utilizadas duas turmas de ensino Pré-Universitário, onde os estudantes que já passaram pelas três séries do ensino médio analisaram a qualidade da aula aplicada e a maneira como foi exposto o conteúdo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31686 |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_slsmelo.pdf | 710,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.