Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31685
Tipo: | TCC |
Título : | Aceitação e aplicação da epistemologia e história da ciência como metodologia educacional aplicável ao ensino de Física |
Autor : | Santos, Raimundo Ricardo Gabriel dos |
Tutor: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palabras clave : | Metodologia de ensino;Física - Estudo e ensino;Epistemologia;Ciência - História |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | SANTOS, R. R. G. Aceitação e aplicação da epistemologia e história da ciência como metodologia educacional aplicável ao ensino de Física. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | Instigado pela observação e o desejo indescritível de saber, causado pelo curso de licenciatura em Física da UFC, e a observação da pesquisa realizada pelo aluno Francisco Erasmo Alves Viana para a realização de sua monografia, a qual discorre a respeito das tendências didático-pedagógicas para o ensino de Física com um tópico que fala sobre os métodos de ensino de ciências e a inserção da história da ciência no ensino básico escolar e no material didático de Física. Também nos aflorou a curiosidade ao tomarmos conhecimento do alto índice de desistência ocorrido no curso a distância sobre a epistemologia da ciência, ministrado na plataforma MOODLE para o curso de licenciatura em Física no período 2012.1, elaborado pelo mestrando Francisco Alexandre de Oliveira Feitosa nos instigou, a buscar os motivos aos quais os assuntos possam ter uma sensível relação e a importância dos mesmos para a formação do corpo discente do curso de Licenciatura em Física. Os participantes da pesquisa são os concludentes e não concludentes inscritos no Curso de Epistemologia da Ciência (CEC) que está vinculado ao curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Ceará. O CEC ocorreu no período 2012.1. A necessidade de esclarecer alguns pontos favoráveis à utilização da História da Ciência no Ensino de Física em nossa pesquisa está no fato dela desempenhar um papel importante e fundamental no desenvolvimento de atividades de ensino. Convém-nos, portanto, discutir seu papel analisando os trabalhos citados e as discrepâncias em alguns tópicos. Tomando como base a fundamentação teórica foi possível construirmos um questionário, onde por meio de perguntas argumentativas, buscou-se a possível verificação da realidade do conhecimento e da importância da Epistemologia e História da Ciência ao confrontarmos com o questionário e a discrepância, desse modo termos um ponto norteador onde comparamos os resultados das pesquisas dos trabalhos citados anteriormente. Observando e tomando como base os dados, podemos observar uma relação entre aqueles que concluíram e os que não concluíram o Curso de Epistemologia e História da Ciência e a importância dada por esses dois grupos, por meio de perguntas diretas aos entrevistados. Foi elaborado um questionário, contendo seis perguntas sobre Epistemologia e História da Ciência com o intuito de fazer uma analise da importância dada aos assuntos pelos entrevistados e na sua formação e inserção no material didático escolar. |
Abstract: | Prompted by the observation and indescribable desire to know, caused by the degree in physics from UFC, and observation of student survey conducted by Francisco Erasmo Alves Viana for the realization of his monograph, which talks about the didactic and pedagogical trends for teaching physics with a topic that talks about the methods of science teaching and the inclusion of the history of science in primary school and didactic material physics. We also touched curiosity when we become aware of the high dropout rate occurred in distance learning course on the epistemology of science, taught on the platform MOODLE for the degree course in physics in the period 2012.1, prepared by graduate student Francisco Alexandre Feitosa de Oliveira instigated us, to seek the reasons for which the subjects may have a significant relationship and their importance for the formation of the student body's Degree in Physics. Survey participants are conclusive and inconclusive enrolled in the Course Epistemology of Science (CES) that is linked to the Bachelor's Degree in Physics from the Federal University of Ceará. The CES occurred between 2012.1. The need to clarify some points in favor of using the History of Science in Teaching Physics in our research is the fact that it play an important and crucial in the development of educational activities. It behooves us, therefore, to discuss their role and analyzing the works cited discrepancies in some topics. Based on the theoretical framework could build a questionnaire, which through argumentative questions, we sought the possible reality check of knowledge and the importance of Epistemology and History of Science at confronting the questionnaire discrepancy and thus have a guiding point where we compared the results of surveys of the works cited above. Observing and drawing on the data, we can observe a relationship between those who completed and those who did not complete the course in Epistemology and History of Science and the importance given by these two groups, through direct questions to respondents. A questionnaire was developed, containing six questions on Epistemology and History of Science in order to make an analysis of the importance given to the subjects by the respondents and their training and inclusion in school textbooks. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31685 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_rrgsantos.pdf | 377,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.