Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31676
Type: TCC
Title: Utilização de histórias em quadrinhos como estratégia de promoção do ensino e facilitação da aprendizagem de Física para os alunos do 1º ano do ensino médio
Authors: Freitas, Raphael Vieira
Advisor: Silva, Marcos Antônio Araújo
Keywords: Física – Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Histórias em quadrinhos
Issue Date: 2014
Citation: FREITAS, R. V. Utilização de histórias em quadrinhos como estratégia de promoção do ensino e facilitação da aprendizagem de Física para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo verificar a utilização de histórias em quadrinhos como estratégia facilitadora da aprendizagem da disciplina de física nas turmas do ensino médio. O estudo foi desenvolvido junto à turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola particular, realizando uma atividade em grupos de quatro até seis pessoas. Os alunos teriam que escolher dois assuntos de física que envolvesse termologia para fazer em seguida uma história em quadrinhos. Observando a elaboração das HQ e avaliando os trabalhos, foi perceptível a aprendizagem expressiva que os educandos tiveram a partir dessa atividade. Houve a exploração do conteúdo de escalas termométricas e é bem notória a criatividade com que o grupo teve de fazer os desenhos, colorir e a fonte de letra utilizada. Nem todos os conceitos ficaram bem claros, mas houve uma grande aprendizagem por parte do grupo que produziu estes quadrinhos, entrando em concordância com a proposta inicial deste trabalho. A maioria dos relatos quanto ao uso dos quadrinhos em sala de aula mostram que é realmente eficiente a presença de atividades lúdicas além dos exercícios tradicionais, pois, além de levar a uma aprendizagem mais eficaz, essa abordagem contribui para atrair os alunos a gostar da disciplina de física. O estudo conclui que a elaboração de HQ como um recurso didático-pedagógico é uma ferramenta bastante eficiente na aprendizagem da disciplina de física porque o aluno pode utilizar os diversos conhecimentos dele sobre outras disciplinas ou outras coisas e aplicá-los na história, criando uma HQ interdisciplinar, cujo principal objetivo é conquistar o conhecimento científico.
Abstract: This study aims to verify the use of comics as an strategy for enabling the learning the discipline of physics in high school classes. The study was developed by the class of the first year of secondary education in a private school, performing an activity in groups of four to six people. Students have to choose two subjects from physics involving thermology and then to do a comic. Observing the development of HQ and evaluating the work, were clearly significant learning that students had from that activity. There was the exploitation of the contents of thermometric scales well and is notorious creativity with the group had to make drawings, coloring and letter font used. Not all concepts were clear, but there was a great learning on the part of the group that produced these comics, coming into agreement with the initial purpose of this work. Most reports on the use of comics in the classroom show that is really efficient the presence of ludic activities beyond traditional exercises, because in addition to lead to more effective learning, this approach contributes to attract students to like the discipline of physics. The study concludes that the establishment of HQ as a didactic and pedagogic resource is a very efficient tool in learning the discipline of physics, because the student can use his knowledge on many other subjects or other things and apply them in history, creating a interdisciplinary HQ, whose main objective is to conquer the scientific knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31676
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_rvfreitas.pdf10,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.