Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31675
Tipo: | TCC |
Título: | Ensinando ótica no ensino fundamental e médio: o uso de experimentos nas aulas de Física |
Autor(es): | Araújo, Marcilio Narciso de |
Orientador: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palavras-chave: | Física experimental;Física - Estudo e ensino;Óptica |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | ARAÚJO, M. N. Ensinando ótica no ensino fundamental e médio: o uso de experimentos nas aulas de Física. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo verificar a importância dos experimentos em sala de aula. O suporte teórico compreende, dentre outros, Vygotsky (2001, 1991), Moreira (2000) e Rosa; Rosa (2012). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com alunos dos níveis fundamental e médio. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário contendo dez questões. Os principais achados da pesquisa revelam que os alunos preferem aulas dinâmicas e afirmam que conseguem assimilar o conteúdo de forma positiva, pois as aulas ficam mais atrativas, implicando em uma aprendizagem significativa. Assim, conclui-se que essas aulas podem ser incluídas no planejamento para que possamos obter possíveis resultados significativos, quando comparados com o chamado ensino tradicional, o que vem se mostrando um ensino mais fascinante para os alunos, enfatizando a importância da concepção dos conceitos físicos e na afinidade destes com coisas e fatos do cotidiano. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31675 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_mnaraujo.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.