Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31675
Tipo: TCC
Título: Ensinando ótica no ensino fundamental e médio: o uso de experimentos nas aulas de Física
Autor(es): Araújo, Marcilio Narciso de
Orientador: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palavras-chave: Física experimental;Física - Estudo e ensino;Óptica
Data do documento: 2014
Citação: ARAÚJO, M. N. Ensinando ótica no ensino fundamental e médio: o uso de experimentos nas aulas de Física. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a importância dos experimentos em sala de aula. O suporte teórico compreende, dentre outros, Vygotsky (2001, 1991), Moreira (2000) e Rosa; Rosa (2012). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com alunos dos níveis fundamental e médio. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário contendo dez questões. Os principais achados da pesquisa revelam que os alunos preferem aulas dinâmicas e afirmam que conseguem assimilar o conteúdo de forma positiva, pois as aulas ficam mais atrativas, implicando em uma aprendizagem significativa. Assim, conclui-se que essas aulas podem ser incluídas no planejamento para que possamos obter possíveis resultados significativos, quando comparados com o chamado ensino tradicional, o que vem se mostrando um ensino mais fascinante para os alunos, enfatizando a importância da concepção dos conceitos físicos e na afinidade destes com coisas e fatos do cotidiano.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31675
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_mnaraujo.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.