Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30644
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Inland Empire: a desconstrução filmada em vídeo digital |
Autor(es): | Oliveira, Eduardo dos Santos |
Orientador: | Costa, Rafael Rodrigues da |
Palavras-chave: | David Lynch;Inland Empire;Surrealismo;Vídeo digital;Cinema |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | Oliveira, E. S.; Costa, R. R. (2014) |
Resumo: | Nosso interesse é pensar o digital em Inland Empire (2006), longa-metragem de David Lynch, não apenas como ferramenta manual ou recurso estético, mas como dispositivo fílmico que possibilitou a constituição de elementos diegéticos e não-diegéticos que enriquecem a atmosfera onírica oferecida pelo diretor neste e em outros trabalhos ao longo de sua carreira. Trazemos um breve apanhado conceitual do vídeo digital, recorrendo a Felinto (2006 apud MASCARELLO, 2006) e Ang (2007). Em seguida, discorremos sobre o processo de criação do longa e, finalmente, fazemos uma análise sobre a presença do digital no filme, com a ajuda do próprio cineasta (2008). |
Descrição: | OLIVEIRA, Eduardo dos Santos; COSTA, Rafael Rodrigues da. Inland Empire: a desconstrução filmada em vídeo digital. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. 16., 15 a 17 maio 2014., João Pessoa. Anais... São Paulo: Intercom, 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30644 |
ISSN: | 2177-790X |
Aparece nas coleções: | ICA - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_esoliveira.pdf | 550,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.