Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3055
Type: | Dissertação |
Title: | Uso de computadores na aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência mental |
Title in English: | Use of computers in the learning of children and adolescents with mental retardation |
Authors: | Soares, Ana Cristina Silva |
Advisor: | Lira, Ana Karina Morais de |
Keywords: | Deficiência mental;Uso de computador;Crianças e adolescentes;Habilidades cognitivas;Crianças deficientes mentais - Fortaleza(CE);Jovens deficientes mentais - Fortaleza(CE);Ensino auxiliado por computador - Fortaleza(CE);Aprendizagem |
Issue Date: | 2004 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este estudo analisa os efeitos do computador na aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência mental, através de uma intervenção educacional envolvendo as habilidades de seriação, conservação de quantidades e inclusão de classes. Foram adotados, como fundamentação teórica, os estudos de Jean Piaget, Vygotsky, Inhelder, Papert e Valente, os quais subsidiaram a construção da metodologia e análise dos dados coletados. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar as estratégias de raciocínio que ocorrem antes, durante e depois do uso do computador, além de caracterizar as possíveis mudanças cognitivas das habilidades de seriação, conservação de quantidades e inclusão de classes. A pesquisa envolveu pré e pós-testes com aplicação do Teste de Inteligência Não-Verbal (INV) e exames clínicos piagetianos de seriação, inclusão de classes e conservação de quantidades contínuas e descontínuas em três grupos: o grupo experimental (GE) realizou atividades com o computador, incluindo três softwares: Balança Serial, Micromundos e Tabletop; o grupo controle (GC) realizou atividades semelhantes ao GE sem o uso do computador; e o grupo de referência (GR) não realizou atividades. Participaram doze crianças e adolescentes, na faixa-etária de 7 a 16 anos de idade, cujos diagnósticos indicavam deficiência mental leve e moderada. Na intervenção educacional, os alunos foram separados por duplas nos GE e GC. Quanto aos resultados dos grupos, o GE apresentou mudanças cognitivas em percentis e nos exames de seriação, inclusão de classes, conservação de quantidades contínuas e descontínuas; o GC e GR não apresentaram mudanças significativas, nesses ocorreram retrocessos em seus resultados. Os resultados da intervenção educacional com as habilidades cognitivas foram os seguintes: os participantes do GE obtiveram avanços na compreensão das habilidades cognitivas, contudo, os sujeitos associados ao GC não obtiveram avanços na compreensão das habilidades. Concluiu-se então que, o computador é uma ferramenta que oferece recursos significativos para potencializar o ato de aprender, a descoberta e situações de trabalhos em duplas no processo de aprendizagem. A intervenção realizada com o computador apresentou benefícios na aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades cognitivas de seriação, conservação de quantidades e inclusão de classes em crianças e adolescentes com deficiência mental. |
Description: | SOARES, Ana Cristina Silva. Uso de computadores na aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência mental. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2004. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3055 |
Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2004_Dis_ ACSSoares.pdf | 955,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.