Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3055
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lira, Ana Karina Morais de | - |
dc.contributor.author | Soares, Ana Cristina Silva | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-06T15:55:37Z | - |
dc.date.available | 2012-07-06T15:55:37Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3055 | - |
dc.description | SOARES, Ana Cristina Silva. Uso de computadores na aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência mental. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2004. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Deficiência mental | pt_BR |
dc.subject | Uso de computador | pt_BR |
dc.subject | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Habilidades cognitivas | pt_BR |
dc.subject | Crianças deficientes mentais - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Jovens deficientes mentais - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador - Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Uso de computadores na aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência mental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo analisa os efeitos do computador na aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência mental, através de uma intervenção educacional envolvendo as habilidades de seriação, conservação de quantidades e inclusão de classes. Foram adotados, como fundamentação teórica, os estudos de Jean Piaget, Vygotsky, Inhelder, Papert e Valente, os quais subsidiaram a construção da metodologia e análise dos dados coletados. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar as estratégias de raciocínio que ocorrem antes, durante e depois do uso do computador, além de caracterizar as possíveis mudanças cognitivas das habilidades de seriação, conservação de quantidades e inclusão de classes. A pesquisa envolveu pré e pós-testes com aplicação do Teste de Inteligência Não-Verbal (INV) e exames clínicos piagetianos de seriação, inclusão de classes e conservação de quantidades contínuas e descontínuas em três grupos: o grupo experimental (GE) realizou atividades com o computador, incluindo três softwares: Balança Serial, Micromundos e Tabletop; o grupo controle (GC) realizou atividades semelhantes ao GE sem o uso do computador; e o grupo de referência (GR) não realizou atividades. Participaram doze crianças e adolescentes, na faixa-etária de 7 a 16 anos de idade, cujos diagnósticos indicavam deficiência mental leve e moderada. Na intervenção educacional, os alunos foram separados por duplas nos GE e GC. Quanto aos resultados dos grupos, o GE apresentou mudanças cognitivas em percentis e nos exames de seriação, inclusão de classes, conservação de quantidades contínuas e descontínuas; o GC e GR não apresentaram mudanças significativas, nesses ocorreram retrocessos em seus resultados. Os resultados da intervenção educacional com as habilidades cognitivas foram os seguintes: os participantes do GE obtiveram avanços na compreensão das habilidades cognitivas, contudo, os sujeitos associados ao GC não obtiveram avanços na compreensão das habilidades. Concluiu-se então que, o computador é uma ferramenta que oferece recursos significativos para potencializar o ato de aprender, a descoberta e situações de trabalhos em duplas no processo de aprendizagem. A intervenção realizada com o computador apresentou benefícios na aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades cognitivas de seriação, conservação de quantidades e inclusão de classes em crianças e adolescentes com deficiência mental. | pt_BR |
dc.title.en | Use of computers in the learning of children and adolescents with mental retardation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_Dis_ ACSSoares.pdf | 955,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.