Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30152
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde |
Otros títulos : | Juegos educativos: recursos didácticos utilizados en el monitoreo académico de educación en salud |
Título en inglés: | Educational games: didactic resources utilized at teaching health education classes |
Autor : | Gurgel, Sabrina de Souza Taveira, Gedeane Pereira Matias, Érica Oliveira Pinheiro, Patrícia Neyva da Vieira, Neiva Francenely Cunha Lima, Francisca Elisângela Teixeira |
Palabras clave : | Educação em Saúde;Estudantes de Enfermagem;Materiais de Ensino |
Fecha de publicación : | jun-2017 |
Editorial : | REME: Revista Mineira de Enfermagem |
Citación : | GURGEL, S. S. et al. Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde. Rev Min Enferm., Belo Horizonte, v. 21, e-1016, jun. 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | RESUMO Relato de experiência com objetivo de descrever a utilização de jogos na monitoria da disciplina Educação em Saúde. Tiveram-se como jogos: dominó, passa ou repassa, bingo, jogo da velha, jogo de dardos e jogo da memória, os quais foram adaptados aos conteúdos ministrados na disciplina. Todos foram desenvolvidos conforme os temas abordados em sala de aula, estabelecendo-se: dominó – conceitos de promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde; passa ou repassa – antecedentes históricos da Educação em Saúde; bingo – cartas de promoção da saúde; jogo da memória – características do aprendiz; jogo da velha – técnicas e estratégias de ensino e aprendizagem; jogo de dardos – abordagens de Paulo Freire. Concluiu-se que os jogos podem ser utilizados nas atividades de monitoria, adaptando-os aos conteúdos da disciplina. |
Abstract: | Experience report with the aim to describe the utilization of games in the undergraduate teaching assistant classes of the discipline of Health education. The games used were: dominoes, group trivia game, tic-tac-toe, darts, and memory game, all of them adapted to the content taught in the discipline All of them were developed according to the topics covered in the classroom, as such: dominoes – health promotion concepts, disease prevention and health education; group trivia game – health education historical background; bingo – documents of health promotion; memory game – characteristics of students; tic-tac-toe – teaching and learning techniques and strategies; dart game – the educational approach of Paulo Freire. It was concluded that games could be used in undergraduate teaching assistant tutoring activities, adapting them to the contents of the discipline. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30152 |
ISSN : | (On-line): 2316-9389 (Impressa): 1415-2762 |
Aparece en las colecciones: | MPSF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_ssgurgel.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.