Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2960
Tipo: | Dissertação |
Título : | Investigando Ferramentas Síncronas e Assíncronas na Interação em Educação a Distância |
Título en inglés: | Investigating Synchronous and Non-Synchronous Tools – Interaction of Distance Education. |
Autor : | Paiano, Valessa Cristiane |
Tutor: | Castro Filho, José Aires |
Palabras clave : | Interação;Ferramentas;Chat;Educação a Distância;Educação a Distância;Interaction;Tools;Discussion Board;Distance Education;Análise de interação em educação;Grupos de discussão pela Internet;Redes de relações sociais;Educação - Efeito das inovações tecnológicas;Realidade virtual na educação |
Fecha de publicación : | 2007 |
Editorial : | http://www.teses.ufc.br |
Citación : | PAIANO, Valessa Cristiane. Investigando ferramentas síncronas e assíncronas na interação em educação a distância. 2007. 122f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina- PR, 2007. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente estudo investigou a perspectiva de professores e alunos acerca das ferramentas de interação em Educação a Distância. Optou-se por duas ferramentas que representam modos de comunicação diferenciados: o Chat (síncrono) e o Fórum (assíncrono). Foi aplicado um questionário num universo de 100 professores e alunos de cursos na modalidade a distância, visando identificar a forma como essas ferramentas são utilizadas, as potencialidades e limitações que determinam a preferência por esta ou aquela ferramenta. Os resultados apontaram maior preferência dos participantes pelo Fórum. O motivo principal foi a flexibilidade de tempo que o mesmo permite, pois não depende que todos os usuários estejam conectados ao mesmo tempo. |
Abstract: | The current study investigated the point of view of teachers and students about interactive tools in distance education. Two different kinds of tools were chosen: a synchronous (chat) and a non- synchronous (discussion board). A questionnaire was filled by a universe of 100 teachers and students from distance education courses, aimed to identify how these tools were used, their potential and limitations which define the choice by this or that tool. Results show that the majority of the participants prefer the discussion board for the time flexibility because it does not require all users to be connected at the same time. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2960 |
Aparece en las colecciones: | PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_dis_vcpaiano.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.