Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2960
Type: | Dissertação |
Title: | Investigando Ferramentas Síncronas e Assíncronas na Interação em Educação a Distância |
Title in English: | Investigating Synchronous and Non-Synchronous Tools – Interaction of Distance Education. |
Authors: | Paiano, Valessa Cristiane |
Advisor: | Castro Filho, José Aires |
Keywords: | Interação;Ferramentas;Chat;Educação a Distância;Educação a Distância;Interaction;Tools;Discussion Board;Distance Education;Análise de interação em educação;Grupos de discussão pela Internet;Redes de relações sociais;Educação - Efeito das inovações tecnológicas;Realidade virtual na educação |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | http://www.teses.ufc.br |
Citation: | PAIANO, Valessa Cristiane. Investigando ferramentas síncronas e assíncronas na interação em educação a distância. 2007. 122f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina- PR, 2007. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo investigou a perspectiva de professores e alunos acerca das ferramentas de interação em Educação a Distância. Optou-se por duas ferramentas que representam modos de comunicação diferenciados: o Chat (síncrono) e o Fórum (assíncrono). Foi aplicado um questionário num universo de 100 professores e alunos de cursos na modalidade a distância, visando identificar a forma como essas ferramentas são utilizadas, as potencialidades e limitações que determinam a preferência por esta ou aquela ferramenta. Os resultados apontaram maior preferência dos participantes pelo Fórum. O motivo principal foi a flexibilidade de tempo que o mesmo permite, pois não depende que todos os usuários estejam conectados ao mesmo tempo. |
Abstract: | The current study investigated the point of view of teachers and students about interactive tools in distance education. Two different kinds of tools were chosen: a synchronous (chat) and a non- synchronous (discussion board). A questionnaire was filled by a universe of 100 teachers and students from distance education courses, aimed to identify how these tools were used, their potential and limitations which define the choice by this or that tool. Results show that the majority of the participants prefer the discussion board for the time flexibility because it does not require all users to be connected at the same time. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2960 |
Appears in Collections: | PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007_dis_vcpaiano.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.