Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires-
dc.contributor.authorPaiano, Valessa Cristiane-
dc.date.accessioned2012-07-04T11:54:28Z-
dc.date.available2012-07-04T11:54:28Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationPAIANO, Valessa Cristiane. Investigando ferramentas síncronas e assíncronas na interação em educação a distância. 2007. 122f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina- PR, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2960-
dc.description.abstractThe current study investigated the point of view of teachers and students about interactive tools in distance education. Two different kinds of tools were chosen: a synchronous (chat) and a non- synchronous (discussion board). A questionnaire was filled by a universe of 100 teachers and students from distance education courses, aimed to identify how these tools were used, their potential and limitations which define the choice by this or that tool. Results show that the majority of the participants prefer the discussion board for the time flexibility because it does not require all users to be connected at the same time.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectChatpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectToolspt_BR
dc.subjectDiscussion Boardpt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subjectGrupos de discussão pela Internetpt_BR
dc.subjectRedes de relações sociaispt_BR
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectRealidade virtual na educaçãopt_BR
dc.titleInvestigando Ferramentas Síncronas e Assíncronas na Interação em Educação a Distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo investigou a perspectiva de professores e alunos acerca das ferramentas de interação em Educação a Distância. Optou-se por duas ferramentas que representam modos de comunicação diferenciados: o Chat (síncrono) e o Fórum (assíncrono). Foi aplicado um questionário num universo de 100 professores e alunos de cursos na modalidade a distância, visando identificar a forma como essas ferramentas são utilizadas, as potencialidades e limitações que determinam a preferência por esta ou aquela ferramenta. Os resultados apontaram maior preferência dos participantes pelo Fórum. O motivo principal foi a flexibilidade de tempo que o mesmo permite, pois não depende que todos os usuários estejam conectados ao mesmo tempo.pt_BR
dc.title.enInvestigating Synchronous and Non-Synchronous Tools – Interaction of Distance Education.pt_BR
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_vcpaiano.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.