Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29160
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A escola nas narrativas de migrantes
Autor : Adrião, Maria Antonia Veiga
Palabras clave : História oral;Política educacional;Escolarização;Migração
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Revista de História Oral
Citación : ADRIAO, Maria Antonia Veiga. A escola nas narrativas de migrantes. Revista de História Oral, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 193-211, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://www.revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op= download&path% 5B%5D=636&path%5B%5D=pdf>. Acesso em: ago. 2016.
Resumen en portugués brasileño: Neste artigo, analiso a educação escolar com base nas narrativas orais de homens e mulheres idosos que emigraram do sertão para a cidade de Sobral (CE) entre as décadas de 1950 e 1980 e que foram inquiridos para uma pesquisa de doutorado. Procuro perceber essa questão como parte do contexto político-educacional que introduziu a escolarização nas práticas cotidianas dos trabalhadores do campo e da cidade no período em estudo. Alguns relataram que se deslocaram para estudar, outros para inserir os filhos na escola. Conclui-se, desse modo, que os entrevistados sentiram-se atingidos pelas campanhas de educação de jovens e adultos que ressoaram através de veículos de comunicação como o jornal, outra fonte importante para a investigação, além das cobranças que lhes chegaram vindas do campo do trabalho.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29160
ISSN : 2358-1654
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_mavadriao2.pdf129,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.