Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29160
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A escola nas narrativas de migrantes
Autor(es): Adrião, Maria Antonia Veiga
Palavras-chave: História oral;Política educacional;Escolarização;Migração
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista de História Oral
Citação: ADRIAO, Maria Antonia Veiga. A escola nas narrativas de migrantes. Revista de História Oral, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 193-211, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://www.revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op= download&path% 5B%5D=636&path%5B%5D=pdf>. Acesso em: ago. 2016.
Resumo: Neste artigo, analiso a educação escolar com base nas narrativas orais de homens e mulheres idosos que emigraram do sertão para a cidade de Sobral (CE) entre as décadas de 1950 e 1980 e que foram inquiridos para uma pesquisa de doutorado. Procuro perceber essa questão como parte do contexto político-educacional que introduziu a escolarização nas práticas cotidianas dos trabalhadores do campo e da cidade no período em estudo. Alguns relataram que se deslocaram para estudar, outros para inserir os filhos na escola. Conclui-se, desse modo, que os entrevistados sentiram-se atingidos pelas campanhas de educação de jovens e adultos que ressoaram através de veículos de comunicação como o jornal, outra fonte importante para a investigação, além das cobranças que lhes chegaram vindas do campo do trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29160
ISSN: 2358-1654
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mavadriao2.pdf129,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.