Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29049
Type: | TCC |
Title: | Processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa pelo surdo |
Authors: | Sousa, Joelia Rodrigues de |
Advisor: | Peixoto, Renata Castelo |
Keywords: | Surdez;Língua Portuguesa;Aprendizagem;Legislação |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SOUSA, Joelia Rodrigues. Processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa pelo surdo. 2017. 46f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa teve por objetivo principal estudar historicamente como se deu o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa pelo surdo. Além disso, quis compreender os processos de escrita do Português, identificar se a criança utiliza a língua de sinais nos momentos de leitura e conhecer as orientações do ensino do Português para surdos na Legislação brasileira. Por fim, foi possível identificar que ao longo do tempo o ensino do Português para surdos tem sido problemático. Identificamos também que nos momentos de leitura e escrita, a criança surda utiliza a língua de sinais. Conseguimos perceber os avanços com a implantação da Lei da Libras 10.436/02 e do Decreto 5626/05; muitas portas se abriram no que se refere a acessibilidade da pessoa surda; nas questões escolares, formação de professores, em relação a disciplina de libras fazer parte do currículo, entre outros benefícios favoráveis a educação dos surdos. Como referencial metodológico, trabalhamos com pesquisa bibliográfica e utilizamos os seguintes autores: Góes (1996), Skliar (1997), Fernandes (1999), Moura (2000), Leitão (2003), Peixoto (2006-2015), Quadros (2006). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29049 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_jrsousa.pdf | 542,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.