Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeixoto, Renata Castelo-
dc.contributor.authorSousa, Joelia Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-01-17T16:29:43Z-
dc.date.available2018-01-17T16:29:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUSA, Joelia Rodrigues. Processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa pelo surdo. 2017. 46f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29049-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.titleProcessos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa pelo surdopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa teve por objetivo principal estudar historicamente como se deu o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa pelo surdo. Além disso, quis compreender os processos de escrita do Português, identificar se a criança utiliza a língua de sinais nos momentos de leitura e conhecer as orientações do ensino do Português para surdos na Legislação brasileira. Por fim, foi possível identificar que ao longo do tempo o ensino do Português para surdos tem sido problemático. Identificamos também que nos momentos de leitura e escrita, a criança surda utiliza a língua de sinais. Conseguimos perceber os avanços com a implantação da Lei da Libras 10.436/02 e do Decreto 5626/05; muitas portas se abriram no que se refere a acessibilidade da pessoa surda; nas questões escolares, formação de professores, em relação a disciplina de libras fazer parte do currículo, entre outros benefícios favoráveis a educação dos surdos. Como referencial metodológico, trabalhamos com pesquisa bibliográfica e utilizamos os seguintes autores: Góes (1996), Skliar (1997), Fernandes (1999), Moura (2000), Leitão (2003), Peixoto (2006-2015), Quadros (2006).pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_jrsousa.pdf542,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.