Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29049
Tipo: TCC
Título: Processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa pelo surdo
Autor(es): Sousa, Joelia Rodrigues de
Orientador: Peixoto, Renata Castelo
Palavras-chave: Surdez;Língua Portuguesa;Aprendizagem;Legislação
Data do documento: 2017
Citação: SOUSA, Joelia Rodrigues. Processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa pelo surdo. 2017. 46f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: A pesquisa teve por objetivo principal estudar historicamente como se deu o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa pelo surdo. Além disso, quis compreender os processos de escrita do Português, identificar se a criança utiliza a língua de sinais nos momentos de leitura e conhecer as orientações do ensino do Português para surdos na Legislação brasileira. Por fim, foi possível identificar que ao longo do tempo o ensino do Português para surdos tem sido problemático. Identificamos também que nos momentos de leitura e escrita, a criança surda utiliza a língua de sinais. Conseguimos perceber os avanços com a implantação da Lei da Libras 10.436/02 e do Decreto 5626/05; muitas portas se abriram no que se refere a acessibilidade da pessoa surda; nas questões escolares, formação de professores, em relação a disciplina de libras fazer parte do currículo, entre outros benefícios favoráveis a educação dos surdos. Como referencial metodológico, trabalhamos com pesquisa bibliográfica e utilizamos os seguintes autores: Góes (1996), Skliar (1997), Fernandes (1999), Moura (2000), Leitão (2003), Peixoto (2006-2015), Quadros (2006).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29049
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_jrsousa.pdf542,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.