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Tipo: TCC
Título : O ensino de português e a educação matemática no processo de alfabetização de jovens e adultos: um estudo exploratório.
Autor : Cordeiro, Romênia Silva
Tutor: Rabelo, Josefa Jackline
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos;Alfabetização;Ensino de português;Educação matemática;Youth and Adult Education;Literacy
Fecha de publicación : 2017
Citación : CORDEIRO, Romênia Silva Cordeiro. O ensino de português e a educação matemática no processo de alfabetização de jovens e adultos: um estudo exploratório. 2017. 49f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa aborda um estudo exploratório sobre o ensino de português e a educação matemática no processo de alfabetização de jovens e adultos. O estudo foi realizado em uma escola municipal de Fortaleza-Ceará, durante a experiência vivenciada na disciplina de Está-gio Supervisionado em Ensino Fundamental II, do curso de Pedagogia noturno da Universi-dade Federal do Ceará (UFC), no período de 2017.1. A pesquisa buscou analisar como o ensi-no de português e a educação matemática podem ser abordados de forma a contribuir para o processo de alfabetização em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para esse fim, foi necessário, inicialmente, apresentar um breve histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, com base nos estudos de Haddad e Di Pierro (2000, 2015) e Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001). Em seguida, recorre-se a um exame documental a respeito dos conteúdos de língua portuguesa e matemática abordados no primeiro segmento da EJA e a forma como os mesmos devem ser trabalhados, visando à alfabetização, de acordo com a Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2001). Destaca-se, também, as contribuições da educação matemática para a formação do aluno da EJA durante a alfabetização, de acordo com os estudos de Fonseca (2002). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de cu-nho exploratório, com base na experiência do estágio, que se constituiu, em grande medida, em uma rica vivência de pesquisa de campo. A experiência possibilitou reflexões relevantes acerca do ensino de português e matemática durante a alfabetização dos alunos da EJA, além de evidenciar questões relacionadas à precariedade do ensino nessa modalidade. Consideran-do esses aspectos, os estudos realizados demonstraram que a EJA deve ser tratada segundo as particularidades do seu público, principalmente em relação ao seu contexto econômico e soci-ocultural e que o ensino de português e matemática no processo de alfabetização, não pode negligenciar as especificidades de seus alunos, pois para que a aprendizagem dos conteúdos seja significativa, faz-se necessário um trabalho pedagógico adequado a essas características. Assim sendo, é importante trazer à tona essas questões, promovendo discussões que permitam a conscientização dessa realidade por parte da população e pelo poder público, uma vez que o acesso à educação, pode, em larga medida, permitir maior atuação dessas pessoas para a cons-trução de uma sociedade justa e emancipatória, que reconheça os direitos dos jovens e adultos à educação de qualidade.
Abstract: The present research deals with an exploratory study on the teaching of Portuguese and the mathematical education in the process of literacy of young people and adults. The study was carried out at a municipal school in Fortaleza-Ceará, during the experience of the course on Night Pedagogy of the Federal University of Ceará (UFC) in the course of 2017.1. The re-search sought to analyze how the teaching of Portuguese and mathematical education can be approached in order to contribute to the literacy process in a group of Youth and Adult Educa-tion (EJA). To that end, it was necessary, initially, to present a brief history on the Education of Young and Adults in Brazil, based on the studies of Haddad and Di Pierro (2000, 2015) and Di Pierro, Joia and Ribeiro (2001). Next, a documentary examination is done regarding the Portuguese and mathematical contents addressed in the first segment of the EJA and the way in which they should be worked, aiming at literacy, according to the Curriculum Proposal for Youth Education and Adults (BRASIL, 2001). It is also important to highlight the contri-butions of mathematics education to the training of the EJA student during literacy. The methodology used was qualitative research, based on the experience of the internship, which was, to a large extent, a rich field research experience. The experience allowed for relevant reflections on the teaching of Portuguese and mathematics during EJA students' literacy, in addition to highlighting issues related to the precariousness of teaching in this modality. Con-sidering these aspects, the studies carried out have shown that the EJA should be treated ac-cording to the particularities of its public, mainly in relation to its economic and sociocultural context and that the teaching of Portuguese and mathematics in the literacy process cannot neglect the specificities of its students, because in order to make learning content meaningful, a pedagogical work appropriate to these characteristics is necessary. Therefore, it is important to raise these issues by promoting discussions that allow the public and public authorities to be aware of this reality, since access to education can, to a large extent, enable them to be-come more active in the construction of a just and emancipatory society that recognizes the rights of young people and adults to quality education.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29021
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

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