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Tipo: TCC
Título : Cultura de paz e mediação de conflitos: ações da terre des hommes na Escola Santo Amaro
Autor : Santos, Marília Costa dos
Tutor: Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palabras clave : Mediação;Conflito;Cultura de paz;Terre des hommes;Escola Santo Amaro
Fecha de publicación : 2016
Citación : SANTOS, Marília Costa dos. Cultura de paz e mediação de conflitos: ações da terre des hommes na Escola Santo Amaro. 2016. 65f. - TCC (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2016.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho trata da relevância da mediação de conflitos no contexto escolar, ressaltando o papel desempenhado pela Organização não governamental-ONG Terres des hommes na implementação desta técnica em espaços escolares da rede pública de ensino, bem como suas ações na escola Santo Amaro, localizada no bairro Bom Jardim, na cidade de Fortaleza. O objetivo é apresentar um novo olhar sobre a natureza do conflito, ressaltando a educação para a paz, que tem em seus componentes a educação para o conflito e a convivência, como caminho para a construção de uma cultura de paz na escola e fora dela, em que valores como a cooperação, a solidariedade, a justiça, a empatia e o diálogo são constantemente vivenciados por meio da resolução criativa e pacífica dos conflitos. Foram realizadas entrevistas e visitas in loco à sede da Ong Terres des hommes, bem como a Escola Santo Amaro, para que fossem ouvidas pessoas que estão inseridas no contexto. Participaram a Pedagoga, integrante da equipe Terres des Hommes, responsável pela implementação de práticas restaurativas nas escolas de Fortaleza, o diretor da escola Santo Amaro, a mediadora escolar e aluno que passou pela sala de mediação, a fim de obtermos subsídios para fundamentar a pesquisa. Como resultados principais ressaltamos uma mudança de conduta dos alunos frente aos conflitos manifestos na escola, desde que procuram a sala de mediação como subsídio e apoio na resolução destes, o número de registros no livro de ocorrência da escola envolvendo violência tem decrescido. Professores, funcionários e núcleo gestor trabalham na direção de uma escuta qualificada quanto ao aluno em situação de conflito, contando com a construção de círculos de diálogo nas salas de aula. Neste sentido tais ações têm efeito positivo na construção de uma cultura de paz na escola, refutando toda e qualquer situação de violência.
Abstract: This work discourses about the relevance of conflict mediation in the school context, highlighting the role played by the non-governmental organization (NGO) Terres des hommes in the implementation of this technique in public school spaces, as well as its actions in the Santo Amaro school located in Bom Jardim neighborhood, in the city of Fortaleza. The objective is to present a new look at the nature of the conflict, highlighting education for peace, which has in its components the education for conflict and coexistence, as a way to build a culture of peace in and out of school, In which values such as cooperation, solidarity, justice, empathy and dialogue are constantly experienced through the creative and peaceful resolution of conflicts. Interviews and on-site visits were held at the headquarters of the Ong Terres des hommes, as well as the Santo Amaro School, to be heard by people who are inserted in the context. Participated the Pedagogue, a member of the Terres des Hommes team and responsible for the implementation of restorative practices in the schools of Fortaleza, the director of the Santo Amaro school, the school mediator and student who passed through the mediation room, in order to obtain subsidies to support the research . As main results we highlight a change of behavior of the students in the face of the conflicts manifested in the school, since they look after the mediation room as subsidy and support in resolving them and the number of records in the school's occurrence book involving violence that has declined. Teachers, staff and core managers work towards a qualified listening for students in conflict situations, with the construction of dialogue circles in classrooms. In this sense, such actions have a positive effect on building a culture of peace at school, refuting every situation of violence.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29014
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