Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28997
Type: | TCC |
Title: | A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente |
Authors: | Pereira, Ana Luiza Vieira |
Advisor: | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Keywords: | Docentes;Reflexões;EJA |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | PEREIRA, Ana Luiza Vieira. A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente. 2016. 48f. - TCC( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo tem como objetivo analisar o trabalho dos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE) observando as estratégias didáticas e pedagógicas utilizadas por eles para a permanência do grupo em sala de aula. Como metodologia será utilizada a pesquisa participante – com entrevistas individuais com docentes da Instituição, seguida de observação participante em sala de aula e diário de campo. Como fundamentação teórica foram feitos estudos de materiais de Freire (2015), Brandão (1984), Libâneo (2000), Oliveira (1999), Pimenta (2009), entre outros autores referenciais da EJA. Pretendendo assim, através desse Trabalho de Conclusão de Curso, descrever as observações feitas e aprofundar o conhecimento, levantando reflexões sobre ações concretas que foram realizadas no Colégio Santo Inácio. Conclui-se que, a reflexão crítica sobre a prática docente e sobre o conteúdo dos currículos oferecidos deve ser algo cotidiano, do contrário a escola continuará sem sentido para alguns discentes que passaram por seus bancos. O docente como mediador desse processo, deve criar possibilidades para despontar a produção ou construção do conhecimento, a fim de incentivar também a percepção dos conhecimentos que fazem parte de seu contexto sociocultural, dando ênfase ao seu significado no processo de assimilação dos saberes escolares. |
Abstract: | This study has as goal to analyse the work of teachers in Young and Adult Education (in portuguese, the abreviation is EJA) in Santo Inacio School, in Fortaleza, state of Ceará, looking to the didatic and pedagogic strategics used by them to encourage the students to remain on classes. The methodology choosen is a participant search, with individual interviews with teachers of the school, following it with an participant observation in the classroom and in a camp routine. As theorical fundamentation were made study on the works of Freire (2015), Oliveira (1999), Pimenta (2009) and anothers referencial authors in EJA. The intention is, through this work, to describe the observations made and deepen in the knowledge, rising questions about concret actions thar were tested in Santo Inacio School. Finally, the critic reflection about the teacher pratic and about the content of curricula offered need to be something daily, otherwise the school will remain without purpose to some students. The teacher, as a mediator of this process, needs to creat possibilities to dawn the production or building of the knowledge, to also incentivate the perception of the knowledge that will be part of the social |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28997 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_alvpereira.pdf | 763,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.