Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28581
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev |
Título en inglés: | Relations between Historical Critical Pedagogy, Historical Cultural Psychology and Leontiev activity concept |
Autor : | Alves, Clarice Gonçalves Rodrigues Melo, Lana Cristina Barbosa de Santos, Virgínia Marne da Silva Araújo dos |
Palabras clave : | Pedagogia histórico-crítica;Psicologia Histórico-cultural;Atividade;Leontiev |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Revista Labor |
Citación : | ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues; MELO, Lana Cristina Barbosa de; SANTOS, Virgínia Marne da Silva Araújo dos. Relações entre Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-cultural e o conceito de atividade de Leontiev. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 27-41, jan./jul. 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste artigo é apresentar a Teoria da Atividade desenvolvida pelo psicólogo russo Leontiev e suas contribuições para o processo de aprendizagem. Valendo-se de reflexões de autores da Pedagogia Histórico-crítica e da Psicologia Histórico-cultural, pretende-se relacionar política, didática e aprendizagem, uma vez que estes elementos são indissociáveis para compreender o panorama educacional contemporâneo. Buscou-se compreender o significado de educação, prática social, atividade, atividade pedagógica para, posteriormente, associá-las com práticas educativas que promovam mudanças significativas nos sujeitos. |
Abstract: | The purpose of this article is to present the Theory of Activity from the Russian psychologist Leontiev and its contributions to the learning process. Taking advantage of various author reflections on the Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, in order to link policy, teaching and learning, as these elements areinextricably linked to understanding the contemporary educational scene. We sought to understand the meaning of education, social practice, activity and pedagogical activity to, later associate them with educational practices that promote significant changes in the subjects. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28581 |
ISSN : | 1983-5000 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_cgralveslcbmelo.pdf | 488,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.