Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27029
Tipo: TCC
Título : Os egressos de Pedagogia e sua relação com o PET: móbeis e sentidos em torno da pós-graduação stricto sensu
Autor : Nascimento, Thalyta Vasconcelos do
Tutor: Dieb, Messias Holanda
Palabras clave : PET;Mobilização;Sentido;Pós-graduação em educação
Fecha de publicación : 2013
Citación : NASCIMENTO, Thalyta Vasconcelos do. Os egressos de Pedagogia e sua relação com o PET: móbeis e sentidos em torno da pós-graduação stricto sensu. 2013. 42f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a influência do PET Pedagogia/UFC na continuidade da formação dos egressos em nível de pós-graduação strictu sensu, considerando a sua mobilização para o ingresso na pós-graduação e o sentido a ele atribuído. Os sujeitos da pesquisa são egressos do Programa de Educação Tutorial que ingressaram na pós-graduação em Educação da Faced. Como fundamentação teórica, utilizamos as obras de Bernard Charlot, onde se buscou articular com os objetivos do trabalho, os conceitos e mobilização, atividade e sentido. A metodologia foi baseada na técnica da entrevista e classificou-se como sendo qualitativa. Após a coleta e a análise de dados, é possível verificar que o Programa de Educação tutorial forneceu elementos mobilizadores para a relação dos tutores com a pós-graduação stricto sensu, sendo eles a relação com os tutores do PET, com os colegas petianos, bem como os subsídios para a construção de um currículo competitivo na seleção da Pós-Graduação. Sobre os sentidos atribuídos a esse nível de formação, constatamos que para os sujeitos esse ingresso representa uma oportunidade para continuar estudando, para desenvolver uma pesquisa própria e para se tornar professor de ensino superior.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27029
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_tcc_tvnascimento.pdf222,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.