Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27024
Tipo: | TCC |
Título: | As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento |
Autor(es): | Bessa, Sara Façanha |
Orientador: | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos;Alfabetização;Aprendizagem;Adult and youth education |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | BESSA, Sara Façanha. As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento. 2013. 66f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumo: | Esse estudo aborda algumas concepções que as professoras de educação de jovens e adultos têm sobre a construção da escrita realizada por seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo descritivo. Além do estudo de campo, a pesquisa realizou um estudo bibliográfico buscando fazer um resgate histórico a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, bem como apurar as concepções que a alfabetização teve ao longo da história, a fim de elaborar os capítulos teóricos e fundamentar as análises dos dados. Essa pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista aplicados a nove professoras de uma instituição de caráter privado sem fins lucrativos, além das observações realizadas em algumas aulas, com relatos de situações reais vivenciadas. A partir da análise realizada, pôde-se perceber que estas concepções estão relacionadas à valorização dos conhecimentos prévios dos educandos e da realidade deles como ponto de partida para a aprendizagem da palavra. Desse modo, infere-se que as professoras demonstraram cuidado com a valorização extraescolar, dentre outros achados. |
Abstract: | This study discusses some ideas that teachers of adult and youth education have about the construction of writing performed by their students. It is a qualitative and descriptive research. Besides of the field study, the research makes a bibliography study to get a historic rescue about the youth and adult education and get the conceptions that literacy had in history, in order to elaborate theoretical chapters and o get support to the analyses. This study used the questionnaire and the interview to get data from nine teachers of a private non-profit institution, besides of some classes observations. The analyses allowed to understand that some conceptions are related to the valorization of the preview knowledge, among others findings. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27024 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_sfbessa.pdf | 642,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.