Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27024
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros | - |
dc.contributor.author | Bessa, Sara Façanha | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-30T18:34:49Z | - |
dc.date.available | 2017-10-30T18:34:49Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | BESSA, Sara Façanha. As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento. 2013. 66f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27024 | - |
dc.description.abstract | This study discusses some ideas that teachers of adult and youth education have about the construction of writing performed by their students. It is a qualitative and descriptive research. Besides of the field study, the research makes a bibliography study to get a historic rescue about the youth and adult education and get the conceptions that literacy had in history, in order to elaborate theoretical chapters and o get support to the analyses. This study used the questionnaire and the interview to get data from nine teachers of a private non-profit institution, besides of some classes observations. The analyses allowed to understand that some conceptions are related to the valorization of the preview knowledge, among others findings. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Adult and youth education | pt_BR |
dc.title | As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esse estudo aborda algumas concepções que as professoras de educação de jovens e adultos têm sobre a construção da escrita realizada por seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo descritivo. Além do estudo de campo, a pesquisa realizou um estudo bibliográfico buscando fazer um resgate histórico a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, bem como apurar as concepções que a alfabetização teve ao longo da história, a fim de elaborar os capítulos teóricos e fundamentar as análises dos dados. Essa pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista aplicados a nove professoras de uma instituição de caráter privado sem fins lucrativos, além das observações realizadas em algumas aulas, com relatos de situações reais vivenciadas. A partir da análise realizada, pôde-se perceber que estas concepções estão relacionadas à valorização dos conhecimentos prévios dos educandos e da realidade deles como ponto de partida para a aprendizagem da palavra. Desse modo, infere-se que as professoras demonstraram cuidado com a valorização extraescolar, dentre outros achados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_sfbessa.pdf | 642,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.