Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27023
Type: | TCC |
Title: | O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem |
Authors: | Silva, Sheyna Nogueira |
Advisor: | Viana, Tania Vicente |
Keywords: | TDAH;Transtorno comportamental hipercinético;Estratégias educacionais atencionais |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | SILVA, Sheyna Nogueira. O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 39f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As reflexões deste estudo bibliográfico incidem sobre a relação entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o processo de ensino-aprendizagem. De modo específico, objetiva compreender: em que consiste o transtorno; a relação da criança com TDAH junto à escola e à família e as estratégias educacionais adequadas para esse alunado. O TDAH é um transtorno comportamental associado a alterações cerebrais que resulta em um comprometimento da disciplina mental, causando na capacidade de atenção, bem como no controle da impulsividade. O diagnóstico precoce favorece um atendimento escolar direcionado, evitando os impactos negativos geralmente observados na vida escolar e familiar do sujeito, na ausência de um acompanhamento adequado. Os indivíduos com TDAH necessitam que os professores utilizem metodologias diversificadas e adequadas, a fim de promover a manutenção do foco atencional e a qualidade da interação social, o que terá, como consequência, um melhor aprendizado. É imperativa a realização de um trabalho sistemático, por parte dos profissionais da Educação, visando desenvolver práticas que auxiliem e desenvolvam plenamente as capacidades dos indivíduos com TDAH. O potencial desse alunado não pode ser negligenciado. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27023 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_snsilva.pdf | 273,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.