Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Viana, Tania Vicente | - |
dc.contributor.author | Silva, Sheyna Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-30T18:20:40Z | - |
dc.date.available | 2017-10-30T18:20:40Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sheyna Nogueira. O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 39f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27023 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Transtorno comportamental hipercinético | pt_BR |
dc.subject | Estratégias educacionais atencionais | pt_BR |
dc.title | O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As reflexões deste estudo bibliográfico incidem sobre a relação entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o processo de ensino-aprendizagem. De modo específico, objetiva compreender: em que consiste o transtorno; a relação da criança com TDAH junto à escola e à família e as estratégias educacionais adequadas para esse alunado. O TDAH é um transtorno comportamental associado a alterações cerebrais que resulta em um comprometimento da disciplina mental, causando na capacidade de atenção, bem como no controle da impulsividade. O diagnóstico precoce favorece um atendimento escolar direcionado, evitando os impactos negativos geralmente observados na vida escolar e familiar do sujeito, na ausência de um acompanhamento adequado. Os indivíduos com TDAH necessitam que os professores utilizem metodologias diversificadas e adequadas, a fim de promover a manutenção do foco atencional e a qualidade da interação social, o que terá, como consequência, um melhor aprendizado. É imperativa a realização de um trabalho sistemático, por parte dos profissionais da Educação, visando desenvolver práticas que auxiliem e desenvolvam plenamente as capacidades dos indivíduos com TDAH. O potencial desse alunado não pode ser negligenciado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_snsilva.pdf | 273,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.