Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViana, Tania Vicente-
dc.contributor.authorSilva, Sheyna Nogueira-
dc.date.accessioned2017-10-30T18:20:40Z-
dc.date.available2017-10-30T18:20:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, Sheyna Nogueira. O aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 39f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27023-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectTranstorno comportamental hipercinéticopt_BR
dc.subjectEstratégias educacionais atencionaispt_BR
dc.titleO aluno com TDAH e o processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs reflexões deste estudo bibliográfico incidem sobre a relação entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o processo de ensino-aprendizagem. De modo específico, objetiva compreender: em que consiste o transtorno; a relação da criança com TDAH junto à escola e à família e as estratégias educacionais adequadas para esse alunado. O TDAH é um transtorno comportamental associado a alterações cerebrais que resulta em um comprometimento da disciplina mental, causando na capacidade de atenção, bem como no controle da impulsividade. O diagnóstico precoce favorece um atendimento escolar direcionado, evitando os impactos negativos geralmente observados na vida escolar e familiar do sujeito, na ausência de um acompanhamento adequado. Os indivíduos com TDAH necessitam que os professores utilizem metodologias diversificadas e adequadas, a fim de promover a manutenção do foco atencional e a qualidade da interação social, o que terá, como consequência, um melhor aprendizado. É imperativa a realização de um trabalho sistemático, por parte dos profissionais da Educação, visando desenvolver práticas que auxiliem e desenvolvam plenamente as capacidades dos indivíduos com TDAH. O potencial desse alunado não pode ser negligenciado.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_snsilva.pdf273,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.