Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26647
Type: TCC
Title: O dilúvio pós-moderno: a estética do sublime e a imagem contemporânea manifestadas na fotografia Deluge de David LaChapelle
Authors: Nascimento Júnior, Eliézer Nogueira do
Advisor: Paula, Silas José de
Keywords: Sublime;Fotografia;Fotografia-expressão;Documentário imaginário
Issue Date: 2010
Citation: NASCIMENTO JÚNIOR, Eliézer Nogueira do. O dilúvio pós-moderno: a estética do sublime e a imagem contemporânea manifestadas na fotografia Deluge de David LaChapelle. 2010. 87f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: Analisa o sublime na modernidade através da visão de três autores: Longino, Edmund Burke e Kant e o emprega na figuração ao realizar um estudo imagético de fotografias. Percorre os caminhos da fotografia, a partir da segunda metade do século XX, ao tomar como guia as idéias de André Rouillé e sua construção de uma fotografia-expressão e de Kátia Hallak Lombardi, ao buscar estruturar um novo caminho da fotografia documental na contemporaneidade: o Documentário Imaginário. Demonstra de que forma a arte apreende a fotografia como material. Descreve a alegoria como uma estratégia de produção das imagens contemporâneas. Realiza uma análise da fotografia Deluge do americano David LaChapelle através do conceito estético do sublime e da fotografia contemporânea, partindo da narrativa bíblica do dilúvio, passando pela pintura renascentista de Michelangelo e criando um paralelo entre essa fotografia e a sociedade atual, ao tecer observações sobre o comportamento do sujeito pós-moderno.
Abstract: Analyzes the sublime in modernity through the eyes of three authors: Longinus, Edmund Burke and Kant and employs it in figuration in the imagery of a photographic study. On the trails of photography, from the second half of the twentieth century, to be guided by the ideas of André Rouillé and construction of a photo-expression and Lombardi Kátia Hallak, in seeking to structure a new way of documentary photography in contemporary society: the Dcumentary Imaginary. Demonstrates how to perceive the photograph as art material. Describes allegory as a strategy for production of contemporary images. Performs an analysis of the photograph american David LaChapelle’s Deluge, through the aesthetic concept of the sublime and the contemporary photography, starting with the biblical narrative of the flood, through the Renaissance paintings of Michelangelo and creating a parallel between this photograph and present society, the comments on the behavior of the postmodern subject.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26647
Appears in Collections:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_tcc_ennascimentojunior.pdf5,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.