Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26485
Type: | Resumo |
Title: | Crianças autoras: criação de histórias com suporte digital na educação infantil |
Authors: | Macedo Filho, José Aloisio Silva, Maria Auricélia da |
Keywords: | Produção textual;Educação Infantil;Tecnologias Digitais |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | FILHO, J. A. M; SILVA, M. A. (2016) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As tecnologias digitais estão presentes nos diversos ambientes de convivência e suscitam novas formas de comunicação, entretenimento e aprendizagem. É fundamental pensar o uso dos recursos tecnológicos na Educação Infantil, visto que as crianças estão imersas na cultura digital e demonstram familiaridade com tais dispositivos. Este trabalho teve como objetivos: promover a produção de histórias com suporte digital na Educação Infantil; publicar um livro digital com as produções infantis. O paradigma interpretativo e a abordagem qualitativa constituíram o esteio à pesquisa, a fim de acompanhar os interesses das crianças, o uso dos recursos digitais e as produções infantis. A observação participante permitiu a coleta de dados por meio do Diário de Campo dos pesquisadores e do registro fotográfico. O locus da pesquisa foi a Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). A investigação foi realizada com 18 (dezoito) crianças de cinco anos de idade, nos meses de setembro e outubro de 2015. Para a produção textual foi utilizado o Objeto de Aprendizagem Histórias Fantásticas, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), da Universidade Federal do Ceará. As crianças eram convidadas a escolher um cenário, personagens, objetos, animais e a criar uma história a partir do cenário previamente montado, tendo os pesquisadores como mediadores e digitadores. As produções textuais das crianças foram organizadas em um livro digital intitulado Histórias Fantásticas e publicado no site Calaméo. Os resultados indicaram que crianças da Educação Infantil demonstram grande familiaridade com recursos tecnológicos e, utilizando o suporte digital, produziram histórias. Assim, esse Objeto de Aprendizagem pode ser utilizado como recurso pedagógico para a produção de histórias na Educação Infantil. |
Description: | MACEDO FILHO, José Aloisio; SILVA, Maria Auricélia da. Crianças autoras: criação de histórias com suporte digital na educação infantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26485 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jamfilho.pdf | 49,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.