Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo Filho, José Aloisio | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Auricélia da | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-09T11:56:44Z | - |
dc.date.available | 2017-10-09T11:56:44Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FILHO, J. A. M; SILVA, M. A. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26485 | - |
dc.description | MACEDO FILHO, José Aloisio; SILVA, Maria Auricélia da. Crianças autoras: criação de histórias com suporte digital na educação infantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.title | Crianças autoras: criação de histórias com suporte digital na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As tecnologias digitais estão presentes nos diversos ambientes de convivência e suscitam novas formas de comunicação, entretenimento e aprendizagem. É fundamental pensar o uso dos recursos tecnológicos na Educação Infantil, visto que as crianças estão imersas na cultura digital e demonstram familiaridade com tais dispositivos. Este trabalho teve como objetivos: promover a produção de histórias com suporte digital na Educação Infantil; publicar um livro digital com as produções infantis. O paradigma interpretativo e a abordagem qualitativa constituíram o esteio à pesquisa, a fim de acompanhar os interesses das crianças, o uso dos recursos digitais e as produções infantis. A observação participante permitiu a coleta de dados por meio do Diário de Campo dos pesquisadores e do registro fotográfico. O locus da pesquisa foi a Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). A investigação foi realizada com 18 (dezoito) crianças de cinco anos de idade, nos meses de setembro e outubro de 2015. Para a produção textual foi utilizado o Objeto de Aprendizagem Histórias Fantásticas, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), da Universidade Federal do Ceará. As crianças eram convidadas a escolher um cenário, personagens, objetos, animais e a criar uma história a partir do cenário previamente montado, tendo os pesquisadores como mediadores e digitadores. As produções textuais das crianças foram organizadas em um livro digital intitulado Histórias Fantásticas e publicado no site Calaméo. Os resultados indicaram que crianças da Educação Infantil demonstram grande familiaridade com recursos tecnológicos e, utilizando o suporte digital, produziram histórias. Assim, esse Objeto de Aprendizagem pode ser utilizado como recurso pedagógico para a produção de histórias na Educação Infantil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jamfilho.pdf | 49,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.