Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo Filho, José Aloisio-
dc.contributor.authorSilva, Maria Auricélia da-
dc.date.accessioned2017-10-09T11:56:44Z-
dc.date.available2017-10-09T11:56:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFILHO, J. A. M; SILVA, M. A. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26485-
dc.descriptionMACEDO FILHO, José Aloisio; SILVA, Maria Auricélia da. Crianças autoras: criação de histórias com suporte digital na educação infantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.titleCrianças autoras: criação de histórias com suporte digital na educação infantilpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs tecnologias digitais estão presentes nos diversos ambientes de convivência e suscitam novas formas de comunicação, entretenimento e aprendizagem. É fundamental pensar o uso dos recursos tecnológicos na Educação Infantil, visto que as crianças estão imersas na cultura digital e demonstram familiaridade com tais dispositivos. Este trabalho teve como objetivos: promover a produção de histórias com suporte digital na Educação Infantil; publicar um livro digital com as produções infantis. O paradigma interpretativo e a abordagem qualitativa constituíram o esteio à pesquisa, a fim de acompanhar os interesses das crianças, o uso dos recursos digitais e as produções infantis. A observação participante permitiu a coleta de dados por meio do Diário de Campo dos pesquisadores e do registro fotográfico. O locus da pesquisa foi a Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). A investigação foi realizada com 18 (dezoito) crianças de cinco anos de idade, nos meses de setembro e outubro de 2015. Para a produção textual foi utilizado o Objeto de Aprendizagem Histórias Fantásticas, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), da Universidade Federal do Ceará. As crianças eram convidadas a escolher um cenário, personagens, objetos, animais e a criar uma história a partir do cenário previamente montado, tendo os pesquisadores como mediadores e digitadores. As produções textuais das crianças foram organizadas em um livro digital intitulado Histórias Fantásticas e publicado no site Calaméo. Os resultados indicaram que crianças da Educação Infantil demonstram grande familiaridade com recursos tecnológicos e, utilizando o suporte digital, produziram histórias. Assim, esse Objeto de Aprendizagem pode ser utilizado como recurso pedagógico para a produção de histórias na Educação Infantil.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jamfilho.pdf49,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.