Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26314
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A contextualização justificada pela neurolingüística no ensino de LE |
Autor(es): | Silva, Rafael Ferreira da |
Palavras-chave: | Ensino de LE;Neurolinguística;Compreensão da língua |
Data do documento: | 2008 |
Instituição/Editor/Publicador: | PUC-RJ |
Citação: | SILVA, Rafael Ferreira da. A contextualização justificada pela neurolinguística no ensino de LE. In: MEYER, Rosa Marina de Brito; REBELO, Ida Maria da Mota (Orgs.). Português para Estrangeiros: Territórios e fronteiras. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2008, 8p. |
Resumo: | Traçando um estudo histórico dos estudos cognitivos, verifica-se que entendemos a linguagem natural porque temos um duplo conhecimento: lingüístico (sintático, semântico e pragmático) e experimental (conhecimento de mundo). Este conhecimento que vem do exterior é armazenado em nós sob a forma de representação interna do conhecimento. A compreensão da linguagem é um processo cooperativo onde há quem emite e quem recebe. O significado de qualquer enunciado vai além de sua análise lingüística, devido à atividade do receptor que, compreendendo, reconstrói. Ele completa a informação que chega devido ao próprio patrimônio de conhecimento e de experiência. O entendimento implica a construção de uma representação mental do conteúdo. Assim é recriado, baseando-se no conhecimento de mundo e também no conhecimento lingüístico da linguagem natural em questão, seja o português, o inglês, etc. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26314 |
ISBN: | 978-85-61512-00-2 |
Aparece nas coleções: | DLE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_capliv_rfsilva.pdf | 40,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.