Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26314
Tipo: Capítulo de Livro
Título : A contextualização justificada pela neurolingüística no ensino de LE
Autor : Silva, Rafael Ferreira da
Palabras clave : Ensino de LE;Neurolinguística;Compreensão da língua
Fecha de publicación : 2008
Editorial : PUC-RJ
Citación : SILVA, Rafael Ferreira da. A contextualização justificada pela neurolinguística no ensino de LE. In: MEYER, Rosa Marina de Brito; REBELO, Ida Maria da Mota (Orgs.). Português para Estrangeiros: Territórios e fronteiras. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2008, 8p.
Resumen en portugués brasileño: Traçando um estudo histórico dos estudos cognitivos, verifica-se que entendemos a linguagem natural porque temos um duplo conhecimento: lingüístico (sintático, semântico e pragmático) e experimental (conhecimento de mundo). Este conhecimento que vem do exterior é armazenado em nós sob a forma de representação interna do conhecimento. A compreensão da linguagem é um processo cooperativo onde há quem emite e quem recebe. O significado de qualquer enunciado vai além de sua análise lingüística, devido à atividade do receptor que, compreendendo, reconstrói. Ele completa a informação que chega devido ao próprio patrimônio de conhecimento e de experiência. O entendimento implica a construção de uma representação mental do conteúdo. Assim é recriado, baseando-se no conhecimento de mundo e também no conhecimento lingüístico da linguagem natural em questão, seja o português, o inglês, etc.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26314
ISBN : 978-85-61512-00-2
Aparece en las colecciones: DLE - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_capliv_rfsilva.pdf40,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.