Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24979
Tipo: | TCC |
Título : | Ludicidade na educação infantil: ação planejada? |
Autor : | Pereira, Rosiane Olinda |
Tutor: | Porto, Bernadete de Souza |
Palabras clave : | Ludicidade;Planejamento;Educação Infantil |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | PEREIRA, Rosiane Olinda. Ludicidade na educação infantil: ação planejada? 2012. 52f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | Nesse estudo, buscou-se analisar como a ludicidade se configura no trabalho pedagógico na Educação Infantil, observando como as professoras concebem e lidam com as práticas lúdicas em sua atividade de cuidar e educar. Primeiramente, traz uma abordagem referente ao conceito de ludicidade, caracterizando as especificidades dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Discute-se ainda, o significado da ludicidade no desenvolvimento infantil nos aspectos físico, psicológico, mental e social na promoção de uma Educação Infantil de qualidade. Traz ainda, uma reflexão sobre a importância de uma ação planejada na educação infantil organizada a partir da ludicidade. A pesquisa realizada é de cunho metodológico qualitativo e configura-se como estudo de caso, no qual os questionados foram quatro professoras que atuam na Educação Infantil numa creche pública de Fortaleza. Para as participantes, a ludicidade foi descrita como fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, sendo mencionados alguns aspectos que dificultam o seu trabalho, como espaço físico limitado, falta de materiais variados e adequados à idade. Por outro lado, observamos no planejamento e na prática, uma maior valorização das atividades “pedagógicas” voltadas ao ensino. De certa forma, a participação das professoras na ação lúdica destaca-se na resolução de conflitos, no direcionamento de algumas brincadeiras, na escolha de materiais, na organização dos espaços, ocorrendo de forma diversificada. Conclui-se que há faltas na significação dada pelas professoras às atividades lúdicas em seu planejamento, mostrando-nos a necessidade de uma melhor compressão de ludicidade como aspecto inerente à educação das crianças e formação das professoras, uma vez que, é um fator que possibilita crescimento pessoal, cognitivo, psicológico, social e cultural dos sujeitos que as vivencia. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24979 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_ropereira.pdf | 549,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.