Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Bernadete de Souza-
dc.contributor.authorPereira, Rosiane Olinda-
dc.date.accessioned2017-08-23T14:02:35Z-
dc.date.available2017-08-23T14:02:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPEREIRA, Rosiane Olinda. Ludicidade na educação infantil: ação planejada? 2012. 52f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24979-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleLudicidade na educação infantil: ação planejada?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesse estudo, buscou-se analisar como a ludicidade se configura no trabalho pedagógico na Educação Infantil, observando como as professoras concebem e lidam com as práticas lúdicas em sua atividade de cuidar e educar. Primeiramente, traz uma abordagem referente ao conceito de ludicidade, caracterizando as especificidades dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Discute-se ainda, o significado da ludicidade no desenvolvimento infantil nos aspectos físico, psicológico, mental e social na promoção de uma Educação Infantil de qualidade. Traz ainda, uma reflexão sobre a importância de uma ação planejada na educação infantil organizada a partir da ludicidade. A pesquisa realizada é de cunho metodológico qualitativo e configura-se como estudo de caso, no qual os questionados foram quatro professoras que atuam na Educação Infantil numa creche pública de Fortaleza. Para as participantes, a ludicidade foi descrita como fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, sendo mencionados alguns aspectos que dificultam o seu trabalho, como espaço físico limitado, falta de materiais variados e adequados à idade. Por outro lado, observamos no planejamento e na prática, uma maior valorização das atividades “pedagógicas” voltadas ao ensino. De certa forma, a participação das professoras na ação lúdica destaca-se na resolução de conflitos, no direcionamento de algumas brincadeiras, na escolha de materiais, na organização dos espaços, ocorrendo de forma diversificada. Conclui-se que há faltas na significação dada pelas professoras às atividades lúdicas em seu planejamento, mostrando-nos a necessidade de uma melhor compressão de ludicidade como aspecto inerente à educação das crianças e formação das professoras, uma vez que, é um fator que possibilita crescimento pessoal, cognitivo, psicológico, social e cultural dos sujeitos que as vivencia.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_ropereira.pdf549,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.