Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24979
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Porto, Bernadete de Souza | - |
dc.contributor.author | Pereira, Rosiane Olinda | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T14:02:35Z | - |
dc.date.available | 2017-08-23T14:02:35Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Rosiane Olinda. Ludicidade na educação infantil: ação planejada? 2012. 52f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24979 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Ludicidade na educação infantil: ação planejada? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesse estudo, buscou-se analisar como a ludicidade se configura no trabalho pedagógico na Educação Infantil, observando como as professoras concebem e lidam com as práticas lúdicas em sua atividade de cuidar e educar. Primeiramente, traz uma abordagem referente ao conceito de ludicidade, caracterizando as especificidades dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Discute-se ainda, o significado da ludicidade no desenvolvimento infantil nos aspectos físico, psicológico, mental e social na promoção de uma Educação Infantil de qualidade. Traz ainda, uma reflexão sobre a importância de uma ação planejada na educação infantil organizada a partir da ludicidade. A pesquisa realizada é de cunho metodológico qualitativo e configura-se como estudo de caso, no qual os questionados foram quatro professoras que atuam na Educação Infantil numa creche pública de Fortaleza. Para as participantes, a ludicidade foi descrita como fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, sendo mencionados alguns aspectos que dificultam o seu trabalho, como espaço físico limitado, falta de materiais variados e adequados à idade. Por outro lado, observamos no planejamento e na prática, uma maior valorização das atividades “pedagógicas” voltadas ao ensino. De certa forma, a participação das professoras na ação lúdica destaca-se na resolução de conflitos, no direcionamento de algumas brincadeiras, na escolha de materiais, na organização dos espaços, ocorrendo de forma diversificada. Conclui-se que há faltas na significação dada pelas professoras às atividades lúdicas em seu planejamento, mostrando-nos a necessidade de uma melhor compressão de ludicidade como aspecto inerente à educação das crianças e formação das professoras, uma vez que, é um fator que possibilita crescimento pessoal, cognitivo, psicológico, social e cultural dos sujeitos que as vivencia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_ropereira.pdf | 549,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.