Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24902
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Breve história da educação: uma abordagem crítica |
Autor(es): | Bastos, Júlia Érika Moreira |
Palavras-chave: | História da educação;Educação e trabalho;Processo educativo;Instituição Escola |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME) |
Citação: | Bastos, J. E. M. (2012) |
Resumo: | O autor nos traz uma abordagem crítica sobre a História da Educação e é a partir dela que iremos expor o conteúdo deste trabalho. Nesse sentido, falar de História da Educação é também falar sobre trabalho. Vejamos o porquê. Fundamentos Históricos e Ontológicos Dermeval Saviani, em seu artigo “Trabalho e educação: fundamentos ontológicos-históricos”1, nos expõe de forma bastante didática o desenvolver de teorias que nos chamam à atenção para questões fundamentais inicialmente, a respeito do envolvimento entre aquelas duas atividades estritamente humanas. Talvez o maior contraste que nos faz atentar seria ao fato de como, em seus fundamentos “histórico-ontológicos”, trabalho e educação se fazem enquanto ligadas uma a outra. Se visto a luz da efêmera temporalidade humana: [...] |
Descrição: | BASTOS, Júlia Érika Moreira. Breve história da educação: uma abordagem crítica. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1963-1972. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24902 |
ISBN: | 9788581260167 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_jkmbastos.pdf | 251,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.