Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24902
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Breve história da educação: uma abordagem crítica |
Autor : | Bastos, Júlia Érika Moreira |
Palabras clave : | História da educação;Educação e trabalho;Processo educativo;Instituição Escola |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME) |
Citación : | Bastos, J. E. M. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | O autor nos traz uma abordagem crítica sobre a História da Educação e é a partir dela que iremos expor o conteúdo deste trabalho. Nesse sentido, falar de História da Educação é também falar sobre trabalho. Vejamos o porquê. Fundamentos Históricos e Ontológicos Dermeval Saviani, em seu artigo “Trabalho e educação: fundamentos ontológicos-históricos”1, nos expõe de forma bastante didática o desenvolver de teorias que nos chamam à atenção para questões fundamentais inicialmente, a respeito do envolvimento entre aquelas duas atividades estritamente humanas. Talvez o maior contraste que nos faz atentar seria ao fato de como, em seus fundamentos “histórico-ontológicos”, trabalho e educação se fazem enquanto ligadas uma a outra. Se visto a luz da efêmera temporalidade humana: [...] |
Descripción : | BASTOS, Júlia Érika Moreira. Breve história da educação: uma abordagem crítica. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1963-1972. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24902 |
ISBN : | 9788581260167 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_jkmbastos.pdf | 251,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.