Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23825
Tipo: Artigo de Periódico
Título: First aid at school : teacher and staff training
Título(s) alternativo(s): Primeiros socorros na escola : treinamento de professores e funcionários
Autor(es): Calandrim, Lucas Felix
Santos, Adriana Breves dos
Oliveira, Lais Rodrigues de
Massaro, Luciana Gonçalves
Vedovato, Cleuza Aparecida
Boaventura, Ana Paula
Palavras-chave: Primeiros Socorros;Emergências;Educação em Saúde;Promoção da Saúde
Data do documento: Mai-2017
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: CALANDRIM, L. F. et al. First aid at school : teacher and staff training. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n. 3, p. 292-9, may.jun. 2017.
Resumo: Objetivo: avaliar o conhecimento de professores e funcionários após um treinamento de primeiros socorros. Métodos: trata-se de um quase experimento do tipo pré e pós-teste, para 35 funcionários e professores de uma escola, avaliados com a utilização de instrumentos validados, quanto ao conhecimento e a habilidade em duas etapas, antes e após um curso/treinamento. Resultados: participaram 97,1% (34) profissionais do sexo feminino, 42,8% (15) afirmaram já terem recebido algum treinamento e 71,4% (25) já presenciaram uma emergência. Verificou-se antes do treinamento uma pontuação média de 19,43 pontos referentes a habilidade e 2,91 pontos no conhecimento e após 174,57 pontos na habilidade e 9,17 no conhecimento, diferença estatisticamente significativa pelo Teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon (p<0,001). Conclusão: o treinamento é efetivo, com aumento significativo da porcentagem de acertos após o treinamento em primeiros socorros no ambiente escolar.
Abstract: Objective: to evaluate the knowledge of teachers and employees after first aid training. Methods: this is a near pretest and post-test experiment for 35 staff and teachers of a school, evaluated using validated instruments for knowledge and skill in two stages, before and after a course/training. Results: 97.1% (34) female professionals participated, 42.8% (15) reported having received some training and 71.4% (25) had already witnessed an emergency case. Before the training, an average score of 19.43 referring to skill and 2.91 points in knowledge was verified and after 174.57 points in skill and 9.17 in knowledge, a statistically significant difference by the Wilcoxon Signal Station Test (p<0.001). Conclusion: training is effective, with a significant increase in the percentage of correct answers after first aid training in the school environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23825
ISSN: 1517-3852
2175-6783
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_lfcalandrim.pdf216,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.