Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23825
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | First aid at school : teacher and staff training |
Otros títulos : | Primeiros socorros na escola : treinamento de professores e funcionários |
Autor : | Calandrim, Lucas Felix Santos, Adriana Breves dos Oliveira, Lais Rodrigues de Massaro, Luciana Gonçalves Vedovato, Cleuza Aparecida Boaventura, Ana Paula |
Palabras clave : | Primeiros Socorros;Emergências;Educação em Saúde;Promoção da Saúde |
Fecha de publicación : | may-2017 |
Editorial : | Rev Rene |
Citación : | CALANDRIM, L. F. et al. First aid at school : teacher and staff training. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n. 3, p. 292-9, may.jun. 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: avaliar o conhecimento de professores e funcionários após um treinamento de primeiros socorros. Métodos: trata-se de um quase experimento do tipo pré e pós-teste, para 35 funcionários e professores de uma escola, avaliados com a utilização de instrumentos validados, quanto ao conhecimento e a habilidade em duas etapas, antes e após um curso/treinamento. Resultados: participaram 97,1% (34) profissionais do sexo feminino, 42,8% (15) afirmaram já terem recebido algum treinamento e 71,4% (25) já presenciaram uma emergência. Verificou-se antes do treinamento uma pontuação média de 19,43 pontos referentes a habilidade e 2,91 pontos no conhecimento e após 174,57 pontos na habilidade e 9,17 no conhecimento, diferença estatisticamente significativa pelo Teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon (p<0,001). Conclusão: o treinamento é efetivo, com aumento significativo da porcentagem de acertos após o treinamento em primeiros socorros no ambiente escolar. |
Abstract: | Objective: to evaluate the knowledge of teachers and employees after first aid training. Methods: this is a near pretest and post-test experiment for 35 staff and teachers of a school, evaluated using validated instruments for knowledge and skill in two stages, before and after a course/training. Results: 97.1% (34) female professionals participated, 42.8% (15) reported having received some training and 71.4% (25) had already witnessed an emergency case. Before the training, an average score of 19.43 referring to skill and 2.91 points in knowledge was verified and after 174.57 points in skill and 9.17 in knowledge, a statistically significant difference by the Wilcoxon Signal Station Test (p<0.001). Conclusion: training is effective, with a significant increase in the percentage of correct answers after first aid training in the school environment. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23825 |
ISSN : | 1517-3852 2175-6783 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_lfcalandrim.pdf | 216,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.