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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCalandrim, Lucas Felix-
dc.contributor.authorSantos, Adriana Breves dos-
dc.contributor.authorOliveira, Lais Rodrigues de-
dc.contributor.authorMassaro, Luciana Gonçalves-
dc.contributor.authorVedovato, Cleuza Aparecida-
dc.contributor.authorBoaventura, Ana Paula-
dc.date.accessioned2017-07-05T13:07:46Z-
dc.date.available2017-07-05T13:07:46Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationCALANDRIM, L. F. et al. First aid at school : teacher and staff training. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n. 3, p. 292-9, may.jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1517-3852-
dc.identifier.issn2175-6783-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23825-
dc.description.abstractObjective: to evaluate the knowledge of teachers and employees after first aid training. Methods: this is a near pretest and post-test experiment for 35 staff and teachers of a school, evaluated using validated instruments for knowledge and skill in two stages, before and after a course/training. Results: 97.1% (34) female professionals participated, 42.8% (15) reported having received some training and 71.4% (25) had already witnessed an emergency case. Before the training, an average score of 19.43 referring to skill and 2.91 points in knowledge was verified and after 174.57 points in skill and 9.17 in knowledge, a statistically significant difference by the Wilcoxon Signal Station Test (p<0.001). Conclusion: training is effective, with a significant increase in the percentage of correct answers after first aid training in the school environment.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectPrimeiros Socorrospt_BR
dc.subjectEmergênciaspt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.titleFirst aid at school : teacher and staff trainingpt_BR
dc.title.alternativePrimeiros socorros na escola : treinamento de professores e funcionáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar o conhecimento de professores e funcionários após um treinamento de primeiros socorros. Métodos: trata-se de um quase experimento do tipo pré e pós-teste, para 35 funcionários e professores de uma escola, avaliados com a utilização de instrumentos validados, quanto ao conhecimento e a habilidade em duas etapas, antes e após um curso/treinamento. Resultados: participaram 97,1% (34) profissionais do sexo feminino, 42,8% (15) afirmaram já terem recebido algum treinamento e 71,4% (25) já presenciaram uma emergência. Verificou-se antes do treinamento uma pontuação média de 19,43 pontos referentes a habilidade e 2,91 pontos no conhecimento e após 174,57 pontos na habilidade e 9,17 no conhecimento, diferença estatisticamente significativa pelo Teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon (p<0,001). Conclusão: o treinamento é efetivo, com aumento significativo da porcentagem de acertos após o treinamento em primeiros socorros no ambiente escolar.pt_BR
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